APOIO COMPLETO AO LUTO
O Serviço de Luto da Santa Casa de Santos foi totalmente revitalizado e recebeu muitas melhorias, como a ampliação e climatização das 9 salas de velório, iluminação, acessibilidade para todas as instalações e implantação de serviços de apoio e acolhimento aos familiares.
Para as pessoas que optam pela cremação, o serviço oferece um espaço especial para a realização das cerimônias de despedida, em um anfiteatro amplo e sofisticado.
Além disso, o novo espaço de Cerimonial possui também saguão receptivo e mais 2 salas de velório de alto padrão com suíte para repouso em ambiente muito bem estruturado.
O Complexo de Apoio ao Luto oferece ainda estacionamento gratuito para todos os visitantes dos velórios e cerimonial.
O Serviço de Luto e Cerimonial de Cremação da Santa Casa de Santos estão localizados na avenida Francisco Manoel S/N.
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (13) 32020669.
CERIMONIAL DE CREMAÇÃO
O Cerimonial de Cremação foi construído especialmente para atender as pessoas que optam por este serviço e desejam prestar as últimas homenagens de forma solene, em um ambiente sofisticado e acolhedor, com total acessibilidade.
Todo o Complexo de Apoio ao Luto possui 10 mil metros quadrados de área construída e amplo estacionamento. Desta área, quase mil metros quadrados são dedicados ao novo Cerimonial de Cremação, que conta com anfiteatro de 98 lugares, espaço reservado para cadeirantes, saguão receptivo com lugar para 43 pessoas sentadas, 2 salas para velório com ambiente estruturado para o acolhimento de familiares e sanitários acessíveis de alto padrão. Além disso, o local também possui uma sala de enfermaria para eventuais atendimentos e sala técnica para apoio ao cerimonial.
A PERDA DE UM ENTE QUERIDO
Saiba o que fazer e os documentos necessários.
Um assunto tão delicado que muitos evitam falar, mas quando acontece, além de ter que lidar com a dor da perda, documentações e providências precisam ser assumidas, e podem ser diferentes, conforme a circunstância e local que ocorre o falecimento.
Conhecer as rotinas burocráticas é essencial para que não haja mais ansiedade e aborrecimentos neste momento de vulnerabilidade.
Saiba o que deve ser feito ao receber a notícia sobre o falecimento, pois dependendo de onde ocorreu a morte, os procedimentos são diferentes.
Falecimento no hospital
Esta é situação mais simples, pois o próprio hospital deve emitir a Declaração de Óbito. Com este documento, o familiar procura o Serviço Funerário, munido dos documentos do falecido (RG, CPF, Certidão de Casamento, Beneficio INSS, Título de eleitor, e Comprovante de Residência). Caso a família do falecido tenha desejo pela cremação, a Declaração de Óbito deve conter a assinatura de dois médicos. Esta exigência visa respaldar quanto a um processo legal, pois a cremação destrói material genético, que poderia ser exigido posteriormente, no caso de uma eventual demanda jurídica.
Falecimento na residência
Neste caso, se tiver um médico que já acompanhava o falecido, e que possa atestar o óbito, uma grande parte do processo será abreviada. Do mesmo modo que acontece no hospital, o médico poderá analisar o corpo e emitir a Declaração de Óbito, e todas as demais etapas irão ocorrer conforme descritas na situação anterior.
Mas se esta hipótese não existe, a primeira providência é acionar o SAMU, aguardar as orientações do socorrista que atender o caso, e seguir para um Distrito Policial para elaboração de Boletim de Ocorrência. Diante do relato, um investigador deve ir ao local para verificar se trata-se de morte natural ou suspeita.
Em caso de morte natural, o corpo é encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), órgão da Secretaria de Estado de Saúde, onde será feita a necropsia para definição da causa da morte.
No caso de morte suspeita ou violenta, o familiar irá ao Distrito Policial para elaboração do Boletim de Ocorrência e o corpo é encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e a família deve aguardar o trabalho da perícia e necropsia, para liberação da Declaração de Óbito, e enfim dirigir-se ao Serviço Funerário.
Falecimento em local público
Todos os casos em que a morte ocorrer em local público, a polícia deve ser acionada e o corpo encaminhado para o IML. Após os trâmites legais, a Declaração de Óbito será liberada para que a família se dirija ao Serviço Funerário.
Trâmites no Serviço Funerário
Com a Declaração de Óbito (Via Amarela) em mãos, documento do falecido e comprovante de residência, a família deve seguir para o Serviço Funerário, onde se dará o início da emissão do Provimento, documento auxiliar que encerra o processo burocrático pós-morte.
No Serviço Funerário será emitido uma Declaração para fins de Sepultamento e Protocolo para retirada da Certidão de Óbito em cartório somente após 10 dias úteis.
A partir deste momento, inicia a próxima etapa do processo, que é a contratação dos serviços que envolvem o funeral: escolha da urna, flores, velório, sepultamento ou cremação.
Estes serviços podem ser contratados de forma particular, ou conforme a cobertura contratual de alguns convênios do segmento.
Contatos Serviço de Luto - Santa Casa de Santos - Telefone: 3202.0669
Floricultura
A Toca das Flores é a loja parceira da Santa Casa de Santos e possui uma unidade de atendimento exclusiva anexa ao Serviço de Luto. A loja oferece uma grande variedade de arranjos, coroas, cestas e buquês, preparados com todo carinho, cuidado e respeito que a ocasião requer. Os pedidos e orçamentos podem ser feitos pelo canal de atendimento da Toca das Flores (unidade Santa Casa), pelo whatsapp 13996135936.
Notícias sobre o Complexo de Apoio ao Luto da Santa Casa de Santos
Cerimonial de Cremação é inaugurado!
Santa Casa de Santos inaugura Cerimonial de Cremação
Com Serviço de Luto reformado, Santa Casa de Santos terá cerimonial de cremação
Assista o vídeo sobre o Complexo de Apoio ao Luto
Serviço de Luto Santa Casa de Santos (youtube.com)