Com Serviço de Luto reformado, Santa Casa de Santos terá cerimonial de cremação

Serviço completa 70 anos com instalações de apoio ao luto totalmente reformadas.

Prestes a completar sete décadas, o tradicional Serviço de Luto da Santa Casa de Santos está sendo totalmente revitalizado. A remodelação do local visa oferecer atendimento humanizado e acolher os familiares em momentos delicados.

Criado em 2 de julho de 1951, o Serviço de Luto da irmandade nunca havia passado por nenhuma melhoria, mas felizmente começou a receber a atenção necessária com a chegada do provedor Ariovaldo Feliciano ao comando da Santa Casa. Ariovaldo, inclusive, já destacava a necessidade de investimentos na reforma do luto em seu plano de gestão durante a campanha para assumir a provedoria da irmandade.

“Preparamos um projeto de apoio completo ao luto com a intenção de suavizar a dor da perda de um ente querido, facilitando os trâmites necessários na hora da despedida e primando pela humanização do atendimento aos familiares. Essa foi uma promessa minha de campanha que hoje está sendo cumprida”, explica Ariovaldo.

A reforma do Serviço de Luto integra o projeto da reestruturação do hospital proposto pela gestão de Feliciano, focado na Nova Santa Casa, com modernização e humanização hospitalar, reformas em inúmeras alas e setores da irmandade, investimentos no parque tecnológico com compra de equipamentos de ponta, além da capacitação, reconhecimento e valorização de colaboradores.

“Assumir a gestão da Santa Casa de Santos em 2016 foi o maior desafio de minha carreira. Conseguir tantas melhorias em tão pouco tempo é resultado de um trabalho aguerrido, marcado pela coragem e envolvimento de todas nossas equipes. Esta é uma ‘Nova Santa Casa’, que certamente vive o melhor momento de toda sua história, e que agora pode entregar um Serviço de Luto acolhedor e humanizado, do jeito que a população merece”, enfatiza o provedor.

O serviço não parou para a reforma e as melhorias implantadas já contabilizam um aumento de 40% na procura por contratação. Ariovaldo explica também que a receita do Serviço de Luto contribui para realizar as melhorias do hospital e para manter os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), que possui valores de repasse insuficientes.

Reforma

Entre as melhorias implantadas no Serviço de Luto estão a ampliação para três salas de atendimento aos familiares, a construção de um corredor privativo de acesso à sala de preparação, instalação de circuito fechado de TV e ampliação da sala de preparação. Também foram construídos oito sanitários de alto padrão com acessibilidade e mostruário de urnas. Completam a reforma no local a adequação da floricultura, climatização e ampliação de todas as nove salas de velório, sendo uma delas denominada ‘Salão Nobre’, a qual dispõe de espaço mais amplo, para comportar maior número de pessoas confortavelmente.

Toda a área que circunda o local também foi remodelada, incluindo um lindo projeto de paisagismo e iluminação. A Santa Casa também fez a aquisição de novos carros funerários devidamente adaptados e totalmente dedicados ao Serviço de Luto, para atender todas as demandas e particularidades do serviço.

Cerimonial de cremação

Outra grande novidade é o serviço de cerimonial de cremação. Um complexo completamente novo que está sendo construído em uma área ampla, ao lado do serviço de luto.

O projeto de assistência funerária compreende a construção de um anfiteatro com 98 lugares para cerimônias de cremação, com lugar reservado para cadeirantes e estacionamento exclusivo.

Serão 1000 m² de área construída, que integram saguão de 300 m², espaço para 50 pessoas sentadas, sanitários de alto padrão com acessibilidade, duas novas salas para velório com ambiente de acolhimento para os familiares e espaço reservado com sanitário e chuveiro.

O local comportará também uma sala de enfermaria para o atendimento de eventuais intercorrências e sala técnica para apoio ao cerimonial. “A construção do cerimonial de cremação representa uma importante etapa de desenvolvimento da Santa Casa de Santos que está ampliando os serviços, oferecendo apoio completo ao luto. As pessoas terão um ambiente nobre e acolhedor para poder prestar sua última homenagem”, finaliza o provedor.

Saiba o que fazer e quais são os trâmites necessários no momento da despedida de um ente querido em: https://santacasadesantos.org.br/.../para.../servico-de-luto