A Santa Casa de Santos conta com uma equipe responsável pelo gerenciamento de resíduos, que desenvolve diversas ações para minimizar a produção de resíduos, direcionar de forma segura o lixo produzido, estimular a consciência ambiental dos colaboradores, e com isso zelar pela saúde pública, preservação dos recursos naturais e meio ambiente, para tornar a Santa Casa um ambiente hospitalar saudável.
Dentro do hospital, em ponto estratégico, existem contentores de coleta de vários tipos de materiais diferentes, que se descartado da maneira correta, evitam a contaminação da natureza.
Projeto de separação e logística reversa das garrafas plásticas de dieta enteral em parceria com a Nestlé.
Campanha de recolhimento de tampinhas plásticas - Todo o material é enviado para reciclagem.
Coleta de chapa de Raio X - As chapas de raio x são recolhidas e descartadas no lixo certo para o tipo de material.
Lixo Eletrônico – São arrecadados: pilhas, computadores quebrados, cabos, entre outros materiais eletrônicos que não podem ser inseridos no lixo comum.
Guarda-chuva quebrado – Os guarda-chuvas que não são mais úteis para as pessoas, podem ser recolhidos e com isso, são confeccionadas bolsas recicláveis.
Óleo de cozinha usado – A campanha “Santo óleo de casa”, incentiva os colaboradores a doarem o óleo de cozinha usado. Há prêmios, todos os meses, para os colaboradores que doarem a maior quantidade.
Meias do bem – A campanha visa arrecadar meias usadas para a confecção de cobertores para doação, com o slogan “Faça o inverno de alguém mais quentinho”.
De janeiro a dezembro de 2022 foram reciclados dentro da Santa Casa de Santos:
Vidro = 2.460,9 kg
Latas = 215,2 kg
Pilhas = 203,5 kg
Óleo = 3.665 litros
Plástico = 6.133 kg
Papelão = 83.189 kg
Sucata = 65.460 kg