BIÊNIO 2020-2022

MESA ADMINISTRATIVA
Ariovaldo Feliciano
Ariovaldo Feliciano
Provedor
Cacá Teixeira
Cacá Teixeira
Vice - Provedor
1° Secretário
Carlos Alves Queiroz
Carlos Alves Queiroz
1° Tesoureiro
Antonio Carvalho
Antonio Carvalho
2° Tesoureiro
André Galocha Medeiros
André Galocha Medeiros
2° Secretário
João Galluzzi Baltazar
João Galluzzi Baltazar
Mordomo Geral
Raphael Vita Costa
Raphael Vita Costa
Procurador Geral

MESA ADMINISTRATIVA

Provedor - Ariovaldo Feliciano

Vice Provedor – Cacá Teixeira

1° Tesoureiro - Carlos Alves Queiroz

2° Tesoureiro – Antonio Carvalho

1° Secretário – Cacá Teixeira
2° Secretário – André Galocha Medeiros

Mordomo Geral - João Galluzzi Baltazar

Procurador Geral - Raphael Vita Costa


CONSELHO GERAL
Presidente – Orlando Viscardi Junior

Vice-Presidente – Antônio Carlos de Souza

1° Secretário – Florival Amado Barleta

2º Secretário – Victor Conde do Nascimento

CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente - Écio Lescreck
Vice-Presidente -  Marise Céspedes Tavolaro            
1° Secretário – Marcílio Couceiro Horcel

2° Secretário – José Volpe


DIRETORIA

Diretor de Apoio – Octavio Tavolaro Filho

Diretor Clínico – Constantino Kader Conde

Diretor Comercial – Fábio Isoldi

Diretor de Ensino e Pesquisa – Rogério Dedivitis
Diretor Técnico – Alex Gonçalves Macedo 



Gestão Ariovaldo Feliciano

O atual provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, ao assumir a Instituição em fevereiro de 2016, não prometeu um hospital modelo, mas sim um hospital moderno. Com comprovada competência, em apenas 10 dias, Feliciano conseguiu quitar os salários atrasados dos funcionários. Após importante choque de gestão, todos os contratos foram revistos, e investimentos em tecnologia foram feitos, fazendo com que o hospital retomasse seu potencial competitivo, tornando-o tão bem equipado quanto os principais hospitais do estado de São Paulo. Desde então, muitas foram as conquistas e implantações de equipamentos de ponta, tornando a modernidade uma realidade para a instituição. Mesmo na pandemia, apesar de todos os desafios e adversidades, o hospital entregou obras importantes, como o Serviço de Luto totalmente revitalizado e o maior complexo de Radioterapia da Baixada Santista, com o acelerador linear que oferece o melhor tratamento contra o câncer. Em 15 de janeiro de 2022, o hospital fez história mais uma vez, com a realização da primeira cirurgia robótica da região, tornando-se uma das principais referências em tecnologia cirúrgica avançada do Brasil. Agora, almejar que a Santa Casa de Santos emplaque como hospital modelo para o país torna-se um desejo possível e próximo de ser concretizado.

Desafios e investimentos na estrutura de combate à Covid-19

A Santa Casa de Santos se preparou para o combate à Covid-19 muito antes do registro do primeiro caso confirmado no Brasil, com base nas evidências e estudos mundiais.

Desde 2016, o hospital investe em melhorias dos serviços e fortalecimento do parque tecnológico. A experiência adquirida neste período de pandemia demonstra que os investimentos em serviços de saúde devem ser priorizados, e que foi graças à atenção que a Instituição deu a estes quesitos, que a Santa Casa de Santos está conseguindo enfrentar a pandemia com a estrutura que já existia. 

O hospital adequou, com recursos próprios, duas unidades de internação totalmente equipadas, com mobiliários novos, para atendimentos pelo SUS dos pacientes com Covid-19. Além destes, a instituição preparou mais 100 leitos dedicados aos casos de Covid-19 para convênios.

Certamente, esta foi a maior estrutura para combate à pandemia da Baixada Santista, e uma das maiores do estado de São Paulo.

A Santa Casa de Santos também se preocupa com a divulgação de informações verdadeiras, e para que a população pudesse acompanhar a realidade do hospital com transparência, a Santa Casa publicou boletins diários sobre os casos de Covid-19, DE FORMA INÉDITA, desde o dia 18 de março de 2020 até 29 de abril de 2022. Todos os boletins estão disponíveis em https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/boletim-covid19

Poder oferecer toda esta assistência para a população, é uma grande vitória!” (Ariovaldo Feliciano - provedor)

Símbolo da saúde da região, a Santa Casa de Santos lidera como o maior e mais bem equipado complexo hospitalar da Baixada Santista, unindo história, pioneirismo e modernidade.



Principais feitos realizados na gestão Ariovaldo Feliciano (desde 2016)


  • Implantação e ampliação do Serviço de Ressonância Magnética – Atualmente o serviço conta com 2 equipamentos de ponta, oferecendo maior assistência e qualidade em medicina diagnóstica. Os exames são realizados em campo fechado, e os equipamentos atendem pacientes de até 150kg.

  • Ampliação da Tomografia - o serviço conta com 3 aparelhos modernos, ganhando agilidade e qualidade no atendimento. Um tomógrafo tem capacidade para atender pacientes de até 230kg, e pode reconstruir 70 imagens por segundo, garantindo maior precisão de diagnóstico. Os outros 2 tomógrafos atendem pacientes de até 180kg.

  • Reforma completa da unidade de internação do 6º andar ala A, que passou a contar com 14 apartamentos de alto padrão.

  • Implantação de um Centro de Imagem com capacidade para realizar até 10 mil exames mensais. O serviço dispõe de 3 salas de ultrassonografia, 1 sala de mamografia e 4 salas de ecocardiograma, com equipe médica especializada para assistência diagnóstica de pacientes internados, casos de urgências e emergências, além dos pacientes agendados.

  • UTI Pediátrica– A nova unidade oferece 10 leitos, com 2 acomodações de reserva técnica, sala especial para boletim médico e acolhimento aos familiares com os mais avançados recursos tecnológicos para atendimentos de alta complexidade.

  • Complexo de Urgência e Emergência - Totalmente dedicado ao SUS, com ampla retaguarda para os casos encaminhados pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel, o novo espaço, de 2000 m2, foi inaugurado em março de 2019, e conta com a estrutura de 5 leitos para os casos graves, 8 leitos de urgência e emergência para os casos clínicos, e mais 4 consultórios para traumatologia e ortopedia.

  • Ampliação do 3º andar ala I – Passou a contar com 20 leitos, e aumento de 43% de sua capacidade de atendimento, oferecendo maior assistência especializada para a região.

  • Reforma do 2º andar ala D – Unidade de Internação – Enfermaria de 2 a 4 leitos – dispõe de acomodações climatizadas, com camas elétricas das mais modernas disponíveis no mercado.

  • Ampliação de 10 leitos de UTI adulto- Aumento em 30% da capacidade de atendimento.

  • Remodelação das unidades de internação - muitas melhorias nas unidades de internação foram realizadas, transformando os corredores do hospital em ambientes mais claros, humanos e acolhedores. As acomodações contam com camas elétricas, recursos assistenciais e tecnologia que proporcionam maior conforto durante o período de internação.

  • Novo espaço do ambulatório de Oftalmologia para atendimento dos usuários do SUS, com 6 consultórios, e equipamentos modernos para a realização de consultas, exames e procedimentos.

  • Centro Psiquiátrico totalmente dedicado aos atendimentos da especialidade, com 7 consultórios, sala de espera acolhedora, e todo o conforto para uma avaliação adequada e humanizada.

  • Retomada do Escolástica Rosa – a devolução das chaves do imóvel aconteceu em agosto de 2019, e em março o hospital iniciou mutirão de limpeza do terreno com equipes formadas por funcionários da Santa Casa. Foram retiradas cerca de 300 caçambas de entulho e vegetação.

  • Novo Centro CirúrgicoLocalizado no 4º andar, o bloco cirúrgico da Santa Casa é o maior e mais bem equipado da região, atendendo pacientes do SUS, convênios e particulares. São 25 salas operatórias, unidade pré-cirúrgica, sala de espera acolhedora, distribuídos em um espaço de 2000m2, para completa assistência em todos os momentos do ato cirúrgico, da admissão à recuperação.

  • Santa Casa recebe o prêmio Top Of Mind de A Tribuna por dois anos consecutivos e emplaca como o hospital mais lembrado da região.

  • Provedor da Santa Casa libera LIQUIDA pagamentos de honorários médicos anteriores à sua gestão – Foram pagos mais de R$ 9 milhões, quitando valores pendentes do período de 2013 a janeiro de 2016.

  • Inauguração de novos espaços para os Prontos Socorros de atendimentos particulares e convênios Adulto e Infantil - Com acesso exclusivo e adequado, as unidades ganharam reestruturação permitindo unir toda a assistência multiprofissional a uma dinâmica de fluxo único, priorizando agilidade e qualidade, amparadas por tecnologia de ponta, que garante a segurança do paciente e as informações do atendimento. A decoração do PS infantil foi escolhida com todo carinho e cuidado, pensando no entretenimento dos pequenos pacientes, e tornando o ambiente bem diferente da ideia que muitas crianças imaginam um hospital.

  • Santa Casa de Santos lidera como melhor hospital da Baixada Santista e um dos melhores hospitais do país por dois anos consecutivos, segundo pesquisa da revista americana Newsweek (março 2021 e março de 2023).

  • Implantação de plataforma digital Up To Date, que oferece suporte para decisões médicas - UpToDate é um recurso digital utilizado em mais de 32 mil instituições do mundo, que contribui para melhorias da qualidade hospitalar, incluindo redução do tempo de internação, menores taxas de complicações e maior segurança do paciente.

  • Modernização e revitalização do Serviço de Luto da Santa Casa de Santos – Com a intenção de suavizar a dor da perda de um ente querido, e facilitar os trâmites necessários na hora da despedida, o hospital preparou um projeto de apoio completo ao luto. Em breve, a instituição contará também com Cerimonial de Cremação.

  • Renovação Tecnológica do Centro Cirúrgico - Dentre os destaques dos equipamentos adquiridos estão os microscópios e estações de anestesia de alta performance, monitores de transmissão neuromuscular, macas de transporte avançado, e arcos cirúrgicos para cirurgia guiada por imagem em alta definição.

  • Troca de máquinas de hemodiálise e aquisição de máquinas de hemodiafiltração (HDF) para a NefrologiaO serviço é a maior referência em terapia renal substitutiva da região, e atende pessoas do SUS e convênios de todos os municípios da Baixada Santista.

  • Realização do 1º Passeio Ciclístico da Santa Casa em comemoração aos 478 anos do hospital – As inscrições foram gratuitas e o hospital arrecadou uma tonelada de alimentos não perecíveis para doação às instituições de caridade.

  • Inauguração do Complexo de Radioterapia - Inaugurado em 26 de novembro de 2021, o espaço é o maior da Baixada Santista, e conta com o Acelerador Linear Halcyon, que é um dos mais modernos do mundo e dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez. Esta precisão é assegurada por um recurso tecnológico chamado RapidArc, atrelado a tecnologia de IGRT, que é a radioterapia guiada por imagem.

  • Revitalização da fachada do Hospital de Pequeno Porte (HPP) da Prefeitura de Santos.

  • Centro Robótico - A Santa Casa de Santos é o único hospital da Baixada Santista com um Centro Robótico, oferecendo a tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo – as cirurgias robóticas com o robô Da Vinci Xi. O primeiro procedimento robótico foi realizado no dia 15 de janeiro, e nos dias 12, 13 e 14 de maio o hospital realizou o 1º Simpósio de Robótica da região, com a participação dos grandes nomes da especialidade e cirurgias ao vivo transmitidas, inclusive, para a Alemanha.

Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br