ORIENTAÇÕES IMPORTANTES AO PACIENTE CIRÚRGICO

Prezado paciente, pedimos sua atenção e cuidado às orientações abaixo, para melhor desempenho do procedimento que será realizado.

1. Chegue no horário programado
Assim você pode ser preparado corretamente. O hospital entrará em contato na véspera do procedimento para informar o local e horário de chegada.

2. Termos de consentimento médico
Devem ser apresentados para realização da internação e cirurgia devidamente preenchidos e assinados.

3. Siga as orientações médicas
Sobre jejum, suspensão de medicamentos, exames, preparos e avaliações.

4. Traga exames recentes
Laboratoriais, cardiológicos e de imagem.

5. Compareça sempre com acompanhante
Será necessário a presença de 1 acompanhante de 18 a 60 anos.

6. Pulseiras de identificação
No momento da internação, será colocada uma pulseira branca no punho direito do paciente, a qual deverá permanecer até o dia da alta. Esta pulseira é essencial para que todos os procedimentos sejam realizados com segurança. Favor avisar imediatamente à enfermagem qualquer intercorrência com esta pulseira, pois a mesma deve ser substituída o mais rápido possível.

ATENÇÃO: Os pacientes e seus familiares têm um papel importante na garantia da segurança do procedimento cirúrgico e prevenção de infecção hospitalar.

PORTANTO, ORIENTAMOS QUE:

- Para segurança, após o atendimento da recepção de internação, o paciente é encaminhado para a unidade pré-cirúrgica, onde acontece a revisão de todo o preparo cirúrgico. Somente após a cirurgia, o paciente será encaminhado para o leito de internação.

- Providencie banho completo na noite anterior. No dia da cirurgia, antes de sair de casa, recomendamos outro banho o
mais próximo possível do procedimento. Para cirurgias com próteses (parafusos, placas, entre outros), orientamos banho
com clorexidina degermante 2%.

- Após o banho, use toalhas e roupas limpas, e evite cabelos molhados.

- Evite aplicar hidratante de pele no dia da cirurgia, e não depile o local a ser operado. Se necessário, a retirada de pelos será
feita no hospital.

- Pare de fumar 1 mês antes da cirurgia. O fumo prejudica a cicatrização.

- Se estiver com algum sintoma de alergia ou infecção como febre, tosse, dor de garganta e vermelhidão na pele, comunique o cirurgião antes da internação.

- Retirar os adornos: brincos, anéis, relógios e piercings.

- Avise se for alérgico a látex.

A Santa Casa de Santos se preocupa com você!

A Santa Casa de Santos possui protocolos para garantir a segurança do paciente:

1. Identificação do paciente;
2. Comunicação efetiva entre os profissionais;
3. Prescrição médica segura;
4. Cirurgia segura;
5. Higienização das mãos;
6. Prevenção de quedas e úlceras de pressão.