Palestras foram realizadas no Consistório da Santa Casa de Santos e marca o Julho Branco
Na tarde do dia 31 de julho de 2024, o Consistório da Santa Casa de Santos ficou lotado com profissionais de saúde para assistirem painéis sobre o Julho Branco - Mês que debate a Vulnerabilidade na Adolescência. O Serviço de Pediatria da Irmandade organizou o evento que contou com cerca de 127 inscritos.
As médicas pediatras da Santa Casa, Dra. Bruna Giacomelli (Coodenadora do Serviço) e a Dra. Ana Luiza Passos Dib, visam a participação de profissionais de saúde da instituição e residentes de todas as especialidades nos eventos mensais. O tema deste mês é em alusão a campanha Julho Branco que compõe a série de ações incentivadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria de São Paulo.
Para a abertura do primeiro painel a médica pediatra e hebiatra (Especialista em Adolescentes), Dra. Ana Luiza Passos Dib, abordou o tema: “Síndrome da adolescência normal - Neurociência relacionada ao adolescente”. Dra. Ana Dib explicou o processo de transição da adolescência até a fase adulta, no âmbito biológico, psicológico e social. “O cérebro está em processo de desenvolvimento e o adolescente tem dificuldade de reconhecer os perigos e isso o torna vulnerável”, destaca.
Para o segundo painel da tarde, a residente da Pediatria, Dra. Carolina Barcha, abordou sobre os fatores de risco às exposições na saúde física, mental e substâncias. Dra. Carolina apontou que 70% dos adolescentes do Brasil não atingem os níveis recomendados de atividade física (diário e mensal) e podem se tornar obesos e sedentários, aumentando as chances de depressão e ansiedade. “Além disso, 15% dos adolescentes tem acesso facilitado as substâncias como álcool, cigarro e drogas. O que aumenta em 30% os riscos de se tornarem tabagistas no futuro e serem acometidos por doenças pulmonares”.
No terceiro e último painel da tarde, a psicóloga clínica Valéria Christina de Souza Santos falou sobre “Como apoiar, acolher e oferecer ajuda ao adolescente”. Valéria destacou a importância da compreensão do universo do adolescente, as oscilações de humor e a busca incessante por novos acontecimentos. “As gerações são diferentes, e hoje os adolescentes nasceram no mundo digital, conectados, e isso fez com que tenhamos o maior número de pessoas ansiosas. A maior causa de mortes com adolescentes é em decorrência do suicídio. Por isso a importância de observar as pequenas mudanças de comportamento”.
O Simpósio Julho Branco contou com o apoio das empresas farmacêuticas Megalabs e Cifarma e organização do Serviço de Pediatria da Santa Casa de Santos.
Simpósios de Pediatria realizados:
ABRIL AZUL - Pediatria da Santa Casa promove simpósio de incentivo à vacinação (santacasadesantos.org.br)
MAIO LARANJA - Pediatria da Santa Casa aborda saúde mental na infância (santacasadesantos.org.br)
JUNHO PÚRPURA - Pediatria da Santa Casa promove simpósio sobre aprendizagem na infância (santacasadesantos.org.br)
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/