Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Santa Casa apresenta projeto de renovação do Parque Tecnológico do Centro Cirúrgico

Equipamentos vindos da Alemanha já começaram a chegar ao hospital. Com a compra histórica, Irmandade passa a ter um dos centros cirúrgicos mais bem equipados do Estado de São Paulo.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (23/06), a Santa Casa de Santos apresentou o projeto de renovação do parque tecnológico do Centro Cirúrgico. A Irmandade detalhou a compra histórica de quase R$ 12 milhões em equipamentos que consolida a Santa Casa como o hospital mais moderno da região, igualando-se aos maiores hospitais do país.

O evento, que aconteceu no Consistório da Santa Casa de Santos, com todos os cuidados de higiene em virtude da Covid-19, contou com a presença do Superintendente da Santa Casa de Santos, Augusto Capodicasa; do Diretor Clínico, Dr. Constantino Kader Conde; do Diretor Técnico, Dr. Alex Macedo; do Diretor Médico, Dr. Rogério Dedivitis, além da Gerente de Suprimentos da Irmandade, Priscilla Sartori e do Diretor de Apoio, Octavio Tavolaro.

SEGURANÇA E CONFIABILIDADE

Com objetivo de trazer mais segurança aos pacientes e confiabilidade aos cirurgiões no ato cirúrgico, a Santa Casa investiu em modernização e tecnologia daquele que já é o maior complexo cirúrgico da Baixada Santista, e um dos maiores do Estado de São Paulo.

Na coletiva, o superintendente da Irmandade Augusto Capodicasa salientou que se trata do maior investimento do hospital dos últimos 50 anos e que toda a compra foi feita com recursos próprios da irmandade. “A obra foi dividida em duas etapas: reforma e renovação do parque tecnológico. Começamos em 2020, com a reforma de todo o Centro Cirúrgico, e agora concluímos a renovação de todo o parque tecnológico”.

Capodicasa ressaltou ainda que os mais de 150 novos equipamentos serão utilizados em pacientes particulares, conveniados e também em pacientes do Sistema Único de Saúde. “Pacientes SUS e pacientes convênios usufruem dos investimentos de forma igualitária”.

MELHORES RECURSOS MUNDIAIS

Com os novos equipamentos, alguns deles inéditos na Região, a Irmandade passa agora a oferecer os melhores recursos do mercado mundial em procedimentos cirúrgicos. “Duas pessoas ganham com esses novos equipamentos: paciente e médico”, ressalta Augusto. Cirurgião de cabeça e pescoço, o Diretor Médico Rogério Dedivitis completa. “Os novos equipamentos nos atendem em dois eixos: o da segurança e o da qualidade”.

Augusto destaca a qualidade dos equipamentos e todo o cuidado no processo de escolha e compra. “Foi criado comitê de inovação, um grupo de trabalho formado por médicos e profissionais técnicos, para escolher as melhores soluções para o Centro Cirúrgico da Santa Casa”. Os equipamentos são da Dräger e da Siemens, empresas alemãs consideradas as melhores do mundo em tecnologia para saúde.

INÉDITOS NA REGIÃO

A gerente de suprimentos detalhou os diferenciais de alguns equipamentos como o arco cirúrgico de alta performance, inédito na Baixada Santista. Segundo Priscilla, o novo arco tem módulo vascular, o que permite a realização de procedimentos dentro do próprio centro cirúrgico. “Assim, evitamos deslocar o paciente para a Hemodinâmica para realizar alguns procedimentos”.

Responsável pela compra dos mais de 150 equipamentos, Priscila destacou também a tecnologia dos carros anestésicos, outro equipamento inédito e que permite ao anestesista controlar a dose de anestésico durante o ato cirúrgico, trazendo ainda mais segurança. “Conseguimos assim uma recuperação anestésica mais breve e com menos efeitos colaterais”, explica.

JÁ EM FUNCIONAMENTO

Boa parte das novas aquisições já chegou à Santa Casa de Santos e está sendo instalada gradualmente em toda a estrutura de 25 salas do centro cirúrgico. A previsão é que, em até 60 dias, todo o parque tecnológico da irmandade esteja 100% renovado.

A gerente de suprimentos explica que, além dos mais de 150 equipamentos já adquiridos, a Irmandade está viabilizando a compra de 15 novos equipamentos, em fase de testes de finalização para as aquisições. “Eles virão para completar a modernização do Centro Cirúrgico, que passa a ser o mais bem equipado da Baixada Santista”.

Com o Centro Cirúrgico completamente reformulado, a Santa Casa de Santos busca atingir a marca de 4500 cirurgias mês. Hoje, mesmo com a diminuição das cirurgias em decorrência dos protocolos da Covid-19, a Irmandade atinge a marca de 2200 cirurgias todos os meses.

NOVA SANTA CASA

Todo o investimento no Centro Cirúrgico faz parte do projeto da Nova Santa Casa, que desde 2016 vem passando por diversas transformações e melhorias, com a chegada do provedor Ariovaldo Feliciano à frente da gestão da instituição.

Capodicasa relembra que, quando o provedor assumiu a Santa Casa em fevereiro de 2016, a instituição tinha um déficit acumulado de 400 milhões de reais e mensal de 5 milhões de reais. “Nos primeiros 3 anos, o provedor empenhou-se em conduzir a instituição ao equilíbrio financeiro e, a partir de 2019, iniciou-se a renovação tecnológica”.

ROBÓTICA

Outra novidade que a Santa Casa deve trazer em breve para a região são as cirurgias robóticas, adianta Capodicasa. “A Santa Casa realizará, ainda esse ano, o primeiro procedimento de robótica da Baixada Santista”.

A Santa Casa de Santos lidera a Região com o maior e mais bem equipado Centro Cirúrgico da Baixada Santista. São 25 salas operatórias, 21 leitos para recuperação e os mais modernos recursos para garantir completa assistência ao paciente em todos os momentos do ato cirúrgico, da admissão à recuperação.

Leia mais em https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/santa-casa-investe-no-centro-cirurgico-e-torna-se-o-hospital-mais-moderno-da-regiao
Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LPpgfA3GYTA

Confiram as matérias que saíram nos principais veículos de comunicação:

Jornal Tv Tribuna 1ª edição
https://globoplay.globo.com/v/9629646/

Jornal Tv Tribuna 2ª edição
https://globoplay.globo.com/v/9630817/

A Tribuna
http://revolucaomkt.com.br/clipping/santacasa/quinta/AT_santacasa_capa.jpg

http://revolucaomkt.com.br/clipping/santacasa/quinta/AT_santacasa.jpg

CADERNO REGIONAL
https://www.youtube.com/watch?v=wfIUzwIrJ40&t=1013s

VTV
https://www.youtube.com/watch?v=1u-ykoW58U8

Rede Notícias Z
https://redenoticiaz.com.br/litoralsp/2021/06/23/santa-casa-de-santos-renova-o-parque-tecnologico

BS 9
http://www.bs9.com.br/santa-casa-apresenta-centro-cirurgico-de-ponta,-prometendo-atender-pacientes-do-sus-e-conveniados

IG
https://santos.ig.com.br/2021-06-23/santa-casa-vai-renovar-parque-tecnologico-do-centro-cirurgico.html

Boqueirão News
https://www.boqnews.com/cidades/santa-casa-de-santos-moderniza-estrutura-com-novos-equipamentos/

Santa Portal
https://santaportal.com.br/baixada/santos-baixada/santa-casa-de-santos-investimento-equipamentos/ 

G1
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/mais-saude/noticia/2021/06/23/hospital-santa-casa-de-santos-apresenta-projeto-de-renovacao-do-centro-cirurgico.ghtml

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br