Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Programação especial e muita emoção marcam o Dia da Enfermagem

Celebrações da Santa Casa de Santos contaram com diversas ações e vídeo de homenagem lembrando o período da pandemia.

No mês de maio, a enfermagem costuma ser homenageada nos dias 12 e 20, devido à importância de dois ícones da história da profissão – A enfermeira inglesa Florence Nightingale, nascida em 12/5/1820, e a enfermeira brasileira Ana Néri, falecida em 20/5/1880.

Considerada a criadora da profissão, Florence Nighingale se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma humanizada e seus métodos eficazes reduziram em mais da metade as mortes de doentes.

Para marcar a data, e homenagear todos os profissionais de enfermagem, a Santa Casa de Santos preparou uma programação interna especial para os colaboradores.

A abertura oficial do evento contou com discurso da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, que destacou a admiração pela dedicação da enfermagem e finalizou com uma declaração emocionada aos profissionais: “Eu amo todos vocês”. A declaração de Eliana levou todos os presentes a aplaudirem de pé a presidente da CCQ.

Dando continuidade, a gerente de Enfermagem, Alessandra Conceição Roberto Manetta, falou um pouco sobre a história da profissão e o amor envolvido no exercício do cuidado com o próximo - “a enfermagem aflora o nosso lado mais humano”.

Após os discursos de abertura, a primeira palestra foi com a supervisora de Humanização do hospital, Cláudia Jacob, que abordou exatamente sobre o atendimento humanizado, e a importância de sempre dar o seu melhor, pois é sempre possível fazer um “algo a mais”, seja num gesto, uma palavra, ou uma simples “mudança na posição de uma cadeira”.

Dando continuidade, o assistente de Pessoal Arthur Almeida, trouxe o tema “Qualidade de Vida no Trabalho – o que te motiva? “, convidando todos a uma reflexão sobre o comportamento pessoal no ambiente profissional – “Foque na disciplina, só ela vai te levar a lugares onde a motivação não chega”.

A programação do período da manhã foi finalizada com os sorteios de presentes oferecidos pelas empresas patrocinadoras.

No refeitório dos funcionários, o provedor Ariovaldo Feliciano fez um discurso parabenizando os profissionais de saúde e relembrou a fase crítica da pandemia, os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem, e finalizou apresentando o vídeo de homenagem, produzido pela Comunicação da Santa Casa, que fala sobre a importância do sorriso. Assista: https://youtu.be/uETrlw-rmgY

Acompanhando o provedor, estavam: o vice provedor, Carlos Teixeira Filho; o 1º tesoureiro Antonio Carvalho; o diretor de apoio, Octavio Tavolaro Filho; o diretor comercial, Fábio Isoldi; a gerente de enfermagem, Alessandra Conceição Roberto Manetta; o gerente de obras, Bruno Dantas.

Retomando a programação do consistório, no período da tarde foi a vez da enfermeira convidada, Rosely Kalil de Freitas Castro Carrari de Amorim, falar sobre “Comunicação Efetiva e Humanização das Relações Interpessoais”, que destacou sobre a expressão corporal, pois o corpo fala com gestos e emoções, e a comunicação não se limita ao “falar”.

Na sequência, a enfermeira Fernanda Matilde Gaspar, trouxe o tema “Inteligência Emocional”, falando sobre como lidar com as pessoas. Fernanda, vestida de “Mulher Maravilha”, fez uma dinâmica com os participantes, e enfatizou sobre o fato de todos serem humanos que precisam “ser felizes e aproveitar a trajetória de vida”.

A palestra final ficou por conta dos psicólogos Diego Franco e Rita Russo, com o tema “Como vai o outro?”. Eles aplicaram uma dinâmica com cartas e perguntas, estimulando as pessoas a responderem de que forma lidariam com diversas situações. Rita Russo finalizou o tema com a técnica de relaxamento utilizando a meditação guiada.

Para encerrar o evento, foi realizado o sorteio de presentes para os participantes do período da tarde.

Vale destacar ainda que, nos dias 11 de 12 de maio, aconteceram oficinas de maquiagem da Mary Kay. Com a proposta de maquiagem usando 5 produtos em 5 minutos, as consultoras e diretoras Mariana Rocha @espacomarirocho e Ana Carvalho @ana_carvalho75 atenderam as colaboradoras que quiseram dar um “up” no visual.

O evento do Dia da Enfermagem 2023 foi organizado pela Gerência de Enfermagem, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas, Toca das Flores, Shopping Roque, Júlia da Natura, Alessandra Santos Massoterapeuta, Lanchonete Santa Isabel, Clínica Gestar, Canoa Havaiana Zero13 VAA, Artesanatos By Marta, VIC Pharma by Schulke, Banco Santander, AVOSC, Academia UP, Mari Rocha – Mary Kay, Clínica Pró Corpo, Recanto da Beleza, Grupo Nobre Educação, e Cacau Show.

Assista o vídeo de homenagem à enfermagem: https://youtu.be/uETrlw-rmgY

Notícia relacionada: https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/dia-da-enfermagem-tem-programacao-especial

 

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br