Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Dia da Enfermagem tem programação especial

Santa Casa de Santos realiza evento com sorteio de brindes, almoço comemorativo e homenagens para os profissionais de enfermagem.

O Dia da Enfermagem é celebrado no dia 12 de maio, por ser a data de nascimento da enfermeira inglesa Florence Nightingale, considerada a criadora da profissão. Florence se destacou durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ao cuidar dos feridos de forma humanizada e seus métodos eficazes reduziram em mais da metade as mortes de doentes.

Para marcar a data, e homenagear todos os profissionais de enfermagem, a Santa Casa de Santos preparou uma programação interna especial para os colaboradores, no consistório da instituição. Confira:

9h – Abertura;

9h30 – Palestra: “Acolhimento – Estar Presente”, com a supervisora de Humanização, Cláudia Jacob;

10h30 – Palestra: “Qualidade de Vida no Trabalho”, com o assistente de Pessoal, Arthur Almeida;

12h às 14h – Almoço especial no refeitório dos colaboradores;

14h – Palestra: “Comunicação Efetiva e Humanização das Relações Interpessoais”, com a Enfª Rosely Kalil de Freitas Castro Carrari de Amorin;

14h45 – Palestra: “Inteligência Emocional”, com a Enfª Fernanda Matilde Gaspar;

16h – Palestra: “Como Vai o Outro?”, com os psicólogos, Rita de Cássia Martins Russo e Diego Franco de Siqueira;

16h45 – Apresentação do vídeo de homenagem aos profissionais de enfermagem;

17h – Encerramento.

 

Haverá sorteio de presentes para os participantes das palestras.

O evento em homenagem ao Dia da Enfermagem 2023 é organizado pela Gerência de Enfermagem, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas, Toca das Flores, Shopping Roque, Júlia da Natura, Alessandra Santos Massoterapeuta, Lanchonete Santa Isabel, Clínica Gestar, Canoa Havaiana Zero13 VAA, Artesanatos By Marta, VIC Pharma by Schulke, Banco Santander, AVOSC, Academia UP, Mari Rocha – Mary Kay, Clínica Pró Corpo, Recanto da Beleza, Grupo Nobre Educação, e Cacau Show.

 

Ícones da Enfermagem

No mês de maio, a enfermagem costuma ser homenageada nos dias 12 e 20, devido à importância de dois ícones da história da profissão.

O primeiro ícone, trata-se da enfermeira inglesa já mencionada acima, Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820.

O segundo ícone é a enfermeira Ana Néri, considerada heroína brasileira e pioneira da profissão no Brasil. Ana Néri atuou no atendimento dos soldados feridos durante a Guerra do Paraguai. Mesmo com os poucos recursos de higiene e materiais, se destacou por sua dedicação, conseguindo, inclusive, montar uma enfermaria-modelo em Assunção, capital do Paraguai, sitiada pelo exército brasileiro. Foi neste local que perdeu seu filho.

Quando a guerra acabou, em 1870, Ana Néri voltou ao Brasil com três órfãos de guerra que resgatou para criar. Foi condecorada com as medalhas de prata Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe, além de receber do imperador D. Pedro II, por decreto, uma pensão vitalícia com a qual educou sua família.

Ana Néri faleceu aos 65 anos, no dia 20 de maio de 1880.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br