Passeio externo complementa terapêutica de pacientes da Psiquiatria

Equipe multiprofissional da Santa Casa de Santos realiza atividade monitorada que auxilia no tratamento dos pacientes atendidos na modalidade “Hospital Dia”.

Diante dos benefícios comprovados na atividade externa realizada anteriormente, a equipe multiprofissional da Santa Casa de Santos que atende aos pacientes assistidos pela especialidade de Psiquiatria, dentro da modalidade Hospital Dia, resolveu repetir a terapêutica no dia 28/3, organizando um passeio pelo Centro Histórico de Santos.

A atividade monitorada começou com o tradicional passeio de bonde pelos principais pontos que contam um pouco da história da cidade. Depois, o grupo visitou o Museu Pelé, e em seguida fizeram uma pausa para o almoço. Para finalizar o roteiro, foram à Bolsa do Café, onde também puderam fazer um “lanchinho”.

Neste segundo passeio externo, o objetivo foi promover o contato dos pacientes com a parte histórica e turística de Santos, o que foi de grande valia, pois todos se encantaram com as novidades do Museu Pelé e também com as histórias da cidade.

“Atentos a cada detalhe e muito participativos, eles fizeram muitas perguntas sobre todos os assuntos abordados, demonstrando interesse em cada informação recebida dos guias turísticos”, conta a Coordenadora do Serviço Psicologia da Santa Casa, Drª. Rita Russo.

Acompanhados também pelo psicólogo Osmar Versutti, e do técnico de enfermagem Marcelo Luiz Santos, os pacientes puderam sentir a importância de ter autonomia e confiança ao entrarem na fila para comprar as entradas do passeio, e pagarem o próprio almoço e lanche.

A psicóloga Rita Russo explica que “a atividade externa é um recurso terapêutico importantíssimo, uma vez que busca propiciar a aproximação do contato do indivíduo com o mundo externo, validando seu papel social, primordial para o desenvolvimento saudável de qualquer ser humano”.

A equipe multiprofissional destaca a participação de todos que contribuíram para o passeio acontecer, e registra os agradecimentos aos envolvidos: Dr. Bruno Reis e toda equipe médica e residentes do Serviço de Psiquiatria, Setor de Transportes e Diretoria Médica.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br