Pacientes atendidos no Hospital Dia da Psiquiatria realizam passeio externo

Atividade acompanhada pela equipe multiprofissional da Santa Casa faz parte da terapêutica do tratamento.

No dia 6/12/21, a equipe multiprofissional da Santa Casa de Santos, que atua na unidade psiquiátrica, dentro da modalidade de atendimento Hospital Dia, organizou o primeiro passeio externo para os pacientes assistidos pela especialidade. A atividade faz parte do programa inovador de tratamento implantado na instituição.

Os pacientes visitaram o Orquidário e o Aquário de Santos, acompanhados da equipe composta por médicos, psicólogos e enfermeiros. No Orquidário, o foco foi a aquisição de conhecimento no contato com a fauna e flora, e a história da evolução humana. No Aquário, teve aula expositiva sobre educação ambiental, exclusiva para o grupo da Santa Casa de Santos, além de passeio pelos tanques, com um monitor disponibilizado pela equipe do local.

Segundo a psicóloga Rita Russo, Coordenadora do Serviço de Psicologia da Santa Casa de Santos, a atividade externa é “um recurso terapêutico importantíssimo, uma vez que busca propiciar a aproximação do contato do indivíduo com o mundo externo, validando seu papel social, primordial para o desenvolvimento saudável de qualquer ser humano”. Rita Russo destaca também que os ganhos são imensos, tais como as trocas de experiências, a possibilidade de aprender a identificar melhor os sentimentos, a gratidão sentida e externada com a vivência da recreação, da distração, da diminuição do stress, da melhora na percepção, além do ganho de autonomia.

Para o psiquiatra, Dr. Bruno Reis, médico chefe do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Santos, realizar este tipo de atividade traz uma satisfação imensa. “Conseguimos possibilitar o resgate de uma melhor qualidade de vida, dignidade e respeito, e assim efetivamente e diariamente, estamos recuperando vidas".

A equipe multiprofissional destaca a participação de todos que contribuíram para o passeio acontecer, e registra os agradecimentos aos envolvidos: diretora Assistencial Priscilla Sartori, diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho, colaboradores do Setor de Transportes, Sr. Luiz e motorista Reginaldo, e a chefe da Educação Ambiental do Aquário de Santos, Srª. Edna Goes.