Dia Mundial da Segurança do Paciente foi marcado com dois dias de evento na Santa Casa de Santos

O tema global de 2023 é ‘Engajamento de pacientes pela segurança do paciente’

O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Santos, promoveu dois dias de evento sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. O evento aconteceu no Consistório da Irmandade nos dias 18 e 19 de setembro, no período da manhã.

O tema global de 2023 é ‘Engajamento de pacientes pela segurança do paciente’ em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e cuidadores desempenham na segurança dos cuidados de saúde. A iniciativa pode salvar vidas.

Nos dois dias de evento, o Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Alex Macedo fez a abertura e enfatizou que o objetivo é falar sobre o tema que implica diretamente na qualidade da assistência. “Nós temos a parte técnica como por exemplo: a maneira correta de higienizar as mãos, a administração de medicamentos da forma mais segura possível e assim sucessivamente. Só estamos esquecendo de ouvir o paciente nesse processo todo. Quantas vezes tomamos atitude que achamos correta, mas acabamos não ouvindo o próprio paciente”.

No primeiro dia, após a abertura, a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Márcia Torelli de Castro, abordou o tema: “Ouvir a voz do paciente”. Depois, a Enfermeira Estomaterapeuta da empresa Hollister, Silene Batista de Souza Santos, falou sobre o programa Hollister Qualivida, que oferece orientações e insumos para os pacientes ostomizados internados da Santa Casa. Após a alta, o atendimento é feito em casa, individualizado, sem distinção de ser SUS ou convênio. No segundo dia de evento, quem palestrou sobre esse mesmo tema foi a Enfermeira Dermatológica da Hollister Cristiane Orlandini.

E por último, a Enfermeira Amanda Antunes Sant’Anna do Núcleo de Segurança do Paciente, mostrou para o público, os vídeos gravados com os pacientes atendidos no hospital em que eles falavam sobre o atendimento humanizado e a importância do ouvir.

No final dos dois dias de palestras, teve sorteio de brindes que foram doados pelos próprios colaboradores engajados no evento. Além disso, na entrada do Consistório tinham placas com o tema onde eles puderam tirar fotos e divulgar nas redes sociais. Foram distribuídas bexigas laranjas, que é a cor em alusão ao tema e foi feito dinâmica em grupo. Os colaboradores tiveram que estourar os balões que tinham frases sobre a Segurança do Paciente.

Para deixar o assunto mais descontraído, a organização elaborou um teatro sobre “Atitudes incorretas no atendimento multiprofissional”, onde mostraram o que comprometem a segurança do paciente.

Vale destacar que neste ano, a Santa Casa de Santos conquistou o Selo de Segurança do Paciente 2023, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente).

Os objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2023 são:

1 - Aumentar a conscientização global sobre a necessidade de envolvimento ativo dos pacientes e suas famílias e cuidadores em todos os ambientes e níveis de assistência à saúde para melhorar a segurança do paciente;

2 - Envolver formuladores de políticas, líderes de saúde, profissionais de saúde e assistência, organizações de pacientes, sociedade civil e outras partes interessadas nos esforços para envolver pacientes e famílias nas políticas e práticas para cuidados de saúde seguros;

3 - Capacitar pacientes e familiares a se envolverem ativamente em seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança dos cuidados de saúde;

4 - Defender ações urgentes sobre o envolvimento do paciente e da família, alinhadas com o Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021–2030, a ser adotado por todos os parceiros.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos