Selo de Segurança do Paciente 2023

Santa Casa de Santos conquista selo referente ao ano de 2022.

Melhoria da qualidade da assistência, processos de notificação e investigação de eventos adversos ao paciente foram os destaques para que a Santa Casa de Santos conquistasse o Selo de Segurança do Paciente 2023, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente).

O Núcleo de Segurança do Paciente da Irmandade, em conjunto com as equipes multiprofissionais, realiza diversas ações durante o ano com o objetivo de analisar informações clínicas, que ajuda a conhecer melhor o perfil do paciente, reduz custos associados a infecções e outros incidentes, como tempo de internação, melhorando a experiência do paciente e a prestação de cuidados à saúde.

No início de 2022, o Núcleo de Segurança do Paciente fez uma ação com os acompanhantes para aumentar a segurança durante o período de internação. A campanha foi de âmbito nacional e teve como objetivo envolver os familiares e o próprio paciente no processo de tratamento, recuperação e cura.

Entre as ações, foram abordados os temas de pulseira de identificação do paciente, autocuidado, orientação sobre as notificações de eventos adversos, administração segura de medicamentos, prevenção de quedas e infecção hospitalar com higiene das mãos.

Além disso, foi promovido ação interna com os colaboradores, no segundo semestre de 2022, com palestras sobre “Medicações sem Danos”, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Essas capacitações chamam a atenção para a importância das boas práticas de cuidado assistencial. Ao abordar o assunto, é necessário intensificar o conhecimento sobre o gerenciamento de risco que assegura assistência de pacientes e equipes de saúde.

Acompanhe a Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasasantos.org.br

Instagram: @santacasadesantos