Dia “D” da Diálise alerta sobre importância do tratamento

Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos é a maior referência em terapia renal substitutiva da região.

O “Dia D” da Diálise é uma iniciativa nacional criada pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), que tem o objetivo de mobilizar a sociedade e as autoridades de saúde acerca da importância dos tratamentos dialíticos para a população.

O Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos é a maior referência em terapia renal substitutiva da região, e atende pessoas do SUS e convênios de todos os municípios da Baixada Santista. Somente no 1º semestre de 2022, foram realizadas 18.361 sessões de terapia renal substitutiva no serviço.

Objetivando oferecer sempre os melhores recursos em serviços de saúde, a Santa Casa implantou máquinas de hemodiafiltração – HDF - uma evolução da terapia renal substitutiva, cuja tecnologia retira uma série de substâncias não filtradas na hemodiálise convencional. Com a otimização da filtração do sangue, os efeitos causados pelos tratamentos convencionais, têm uma diminuição muito significativa, resultando em melhora da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos.

A HDF e a hemodiálise convencional são tratamentos distintos, portanto a nova modalidade de terapia renal precisa ser avaliada criteriosamente por médico nefrologista, o qual irá indicar o melhor tratamento para cada caso.

De acordo com a Confederação Nacional da Saúde mais de 140 mil pacientes renais crônicos no Brasil dependem do tratamento dialítico para manter uma vida próxima do normal no país.

Matéria relacionada: https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/hemodiafiltracao-melhora-qualidade-de-vida-de-pacientes-renais-cronicos