Comitê Robótico visita hospitais em SP que realizam cirurgias com robô

Equipe multiprofissional da Santa Casa de Santos esteve nos hospitais Santa Joana e Leforte.

Com o objetivo de agregar conhecimento e experiência, profissionais que compõem o Comitê Robótico da Santa Casa de Santos realizaram visitas técnicas em dois hospitais de São Paulo, que já realizam cirurgias robóticas com o robô Da Vinci Si, versão anterior ao Xi que foi comprado pela Irmandade.

As visitas foram acompanhadas pelas representantes da Strattner, e integram mais uma das etapas do Plano de Implementação do Programa Robótico Da Vinci Xi, que está em andamento na Santa Casa de Santos. Os profissionais da instituição tiveram a oportunidade de estudar a estrutura das salas cirúrgicas, posicionamento de equipamentos, como o console, robô, estação de vídeo, estativas e focos cirúrgicos, e também o fluxo de material na CME (entrada e saída), manuseio das lavadoras ultrassônicas e controle de material. Além disso, a equipe da Santa Casa de Santos também pôde conferir como são as rotinas e processos operacionais, e trocar conhecimento com os profissionais dos dois hospitais.

A visita ao Hospital Santa Joana foi acompanhada pela Executiva de Vendas Strattner, Nathália Almeida, e a visita ao Hospital Leforte foi acompanhada pela gerente de CME Strattner, Laura Farah, e a executiva de CME Strattner, Marcela Vergara. Participaram da visita os profissionais da Santa Casa de Santos: Márcio Neves e Lucas Barbosa, da Engenharia Clínica; Bruno Dantas e Gabriela Santos, do Departamento de Manutenção e Infraestrutura; Cesar Meneguini e Anderson Dantas, do Departamento de Tecnologia da Informação; Enfª. Adriana Santos e Enfª. Suzana Gomes, do Centro Cirúrgico; e Cristiny, da Superintendência.

Comitê Robótico

Para implantação do Projeto Robótico, a Santa Casa de Santos criou o Comitê Robótico, formado por equipe multiprofissional, com envolvimento efetivo de médicos experientes e coordenação do Cirurgião Robótico, Dr. Matheus Miranda Paiva.

A primeira reunião aconteceu em agosto, e os representantes da Strattner apresentaram o Plano de Implementação do Programa Robótico Da Vinci Xi. Em explanação detalhada no Consistório da Santa Casa, a Executiva de Vendas, Elismara Rosa, destacou sobre as necessidades para o desenvolvimento do projeto, como a formação de uma equipe dedicada e o treinamento de cirurgiões.

Atualmente, o Brasil possui dois centros de treinamento, sendo um em São Paulo, e outro no Rio de Janeiro. 

Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.

 

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Inscreva-se e receba Informações do Hospital

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br