Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Comitê Robótico da Santa Casa de Santos define plano de implantação

Equipe multiprofissional se reúne para traçar prazos e metas.  

No início de julho, a Santa Casa de Santos anunciou a compra do primeiro robô cirurgião da Baixada Santista. Com tecnologia de última geração, o robô Da Vinci Xi deve chegar ao hospital ainda esse ano.

Para implantação do equipamento, a instituição criou o Comitê Robótico, formado por equipe multiprofissional, com envolvimento efetivo de médicos experientes e coordenação do Cirurgião Robótico, Dr. Matheus Miranda Paiva.

Na primeira reunião do comitê, os representantes da Strattner apresentaram o Plano de Implementação do Programa Robótico Da Vinci Xi. Em explanação detalhada no Consistório da Santa Casa, a Executiva de Vendas, Elismara Rosa, destacou sobre as necessidades para o desenvolvimento do projeto, como a formação de uma equipe dedicada e o treinamento de cirurgiões.  Atualmente, o Brasil possui dois centros de treinamento, sendo um em São Paulo, e outro no Rio de Janeiro.

Os profissionais puderam esclarecer algumas dúvidas sobre a implantação, e também planejar os prazos para o cumprimento de todas as etapas de preparação, que antecedem a chegada do robô.

Neste primeiro encontro, lideranças de diversas áreas da instituição marcaram presença, como o Diretor Médico, Dr. Rogério Dedivitis (Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a Diretora Assistencial, Priscilla Sartori, e os médicos especialistas: Dr. Eloi Moccelin (Urologia), Dr. Michel Bastouly (Cirurgia do Aparelho Digestivo e Bariátrica), Drª Fabíola Borges (Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo) e Dr. Felipe Thyrso (Anestesiologia).

Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.

Veja os depoimentos de alguns dos profissionais envolvidos no projeto em https://youtu.be/WV0zQZBW_ts


 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br