Campanha Abril pela Segurança do Paciente 2022

Santa Casa de Santos faz ação com os acompanhantes e familiares dos pacientes.

No mês de abril, a equipe de Gestão da Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente, da Santa Casa de Santos, está fazendo uma ação junto com os acompanhantes para aumentar a segurança do paciente durante o período de internação. Essa campanha é de âmbito nacional e tem como objetivo envolver os familiares e o próprio paciente no processo de tratamento, recuperação e cura.

Um folheto, com o título: “Você sabia que pode colaborar para um cuidado mais seguro e com qualidade nos serviços de saúde?”, foi entregue aos acompanhantes que estavam na sala de espera do Centro Cirúrgico. As enfermeiras engajadas na ação tiraram dúvidas e explicaram sobre a campanha.

Entre os assuntos abordados estão: Pulseiras de identificação do paciente, auto-cuidado (orientar o acompanhante sobre incentivar o paciente a ter o auto-cuidado), notificação de eventos adversos, realização da administração segura de medicamentos, prevenção de quedas e infecção hospitalar com higienização das mãos e a importância da comunicação com os colaboradores do serviço de saúde.

A equipe conta com as Enfermeiras Suzana Gomes, Márcia Torelli e a Técnica de Enfermagem Ester Ferreira.