Autora: Miriam Tavares Rosário Silva - Enfermeira Sênior do GRSS - Gerenciamento de Resíduos do Serviço da Saúde
A segregação de resíduos gerados nos serviços de saúde é uma prática fundamental para a gestão eficiente e segura dos mesmos. Com o aumento da elucidação ambiental e a necessidade de proteger a saúde pública, a correta separação dos diferentes tipos de resíduos tornou-se uma necessidade.
A implantação dos sistemas de segregação eficazes envolve treinamentos regulares para os colaboradores, além de sinalização adequada nas áreas de descarte, com identificação e fiscalização contínua.
Resíduos nos serviços de saúde são classificados em grupos sendo: resíduos comuns, recicláveis, perigosos e infectantes. Cada categoria faz-se necessário um manejo e tratamento específico para evitar contaminações, garantindo a segurança dos profissionais envolvidos no processo e da comunidade.
É notório que todos os envolvidos compreendam a importância de separar os resíduos na fonte, bem como colocar em prática, pois isto facilita positivamente o tratamento e a destinação final. A falta de atenção e comprometimento nesta fase pode afetar em graves consequências ambientais e saúde pública.