Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Autor: Dr. Alex Gonçalves Macedo - Médico Pneumologista e Diretor Técnico

As doenças alérgicas respiratórias englobam, principalmente, a rinite alérgica e a asma brônquica, frequentemente chamada de bronquite alérgica ou bronquite asmática. Ambas são condições de origem genética, ou seja, costumam estar presentes em pessoas com histórico familiar, sendo comum que ascendentes tenham manifestado uma ou ambas em algum momento da vida.

Essas doenças se caracterizam por crises episódicas:
- Rinite alérgica: nariz entupido, coriza, espirros e coceira no nariz;
- Asma: episódios de falta de ar, chiado no peito, sensação de aperto no peito e tosse seca.

As crises geralmente são desencadeadas por exposição a fatores como cheiros fortes, poeira, mudanças climáticas, infecções respiratórias, entre outros. Na maioria dos casos, o quadro clínico é leve, intermitente e sazonal, dependendo da estação do ano. Nesses casos, o tratamento preventivo geralmente não é necessário. No entanto, em pacientes que apresentam crises frequentes ou perda de função pulmonar, o uso contínuo de medicação preventiva é indicado, com duração média de 6 a 9 meses, podendo ser necessário ao longo de toda a vida.

O tratamento é realizado, em sua maioria, com medicamentos inalatórios por meio de dispositivos específicos (bombinhas e inaladores em pó). Em alguns casos, também podem ser utilizados medicamentos orais e, em algumas situações, injeções subcutâneas. O principal objetivo do tratamento é manter a doença sob controle, proporcionando ao paciente uma vida sem sintomas ou com o menor número possível deles.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br