Voluntariado da C.C.Q. completa 20 anos de atividades

As verdinhas e verdinhos celebraram a data com missa, homenagens e coquetel.

O dia 30 de março de 2022 foi de celebração para o Voluntariado da C.C.Q. da Santa Casa de Santos. Carinhosamente chamados como verdinhas e verdinhos, em razão da cor de seu uniforme, o grupo comemora os 20 anos de trabalhos voluntários, tendo atualmente à frente como presidente a Srª. Eliana Lopes Feliciano, e a coordenadora Leonice Martins França Gabriel.

As celebrações tiveram início com uma Missa em Ação de Graças na Capela Santa Isabel. Gestores, lideranças e colaboradores marcaram presença, que contou também com o prestígio do provedor, Ariovaldo Feliciano, o vice provedor, Cacá Teixeira, membros da Mesa Administrativa e do Conselho: Carlos Alves Queiroz (1º Tesoureiro); Antonio Carvalho (2º Tesoureiro); Orlando Viscardi (Presidente do Conselho Geral); Marise Céspedes Tavolaro (vice-presidente do Conselho Deliberativo).

Após a missa, o provedor Ariovaldo Feliciano fez um pronunciamento parabenizando ao grupo de voluntários pelos 20 anos, e aproveitou o momento para falar sobre a visita do diretor do instituto de pesquisas ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e que a Santa Casa de Santos pode se tornar referência também em pesquisas. O provedor Ariovaldo destacou que esta conquista se deve ao envolvimento e dedicação dos colaboradores, que fazem da Nova Santa Casa um hospital de referência em tantos segmentos.

Em seguida, a coordenadora do Voluntariado da C.C.Q., Srª Leonice Martins França Gabriel assumiu o púlpito para contar um pouco sobre a trajetória das verdinhas e verdinhos, e também para anunciar os voluntários homenageados pelos serviços prestados e horas dedicadas à instituição: Zípora Fernandes e Arnaldo Agria Huss.

Zípora Fernandes recebeu o tradicional botton em reconhecimento ao seu trabalho.

Já Arnaldo Agria Huss, pelas 10 mil horas trabalhadas voluntariamente, recebeu das mãos do vice provedor Cacá Teixeira e da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, além de uma belíssima caneta, uma placa especial, com os seguintes dizeres: “Ser voluntário é como ser mar. É estar pronto para receber os rios que lhe chegam e permitir que tudo cumpra seu papel. Dedicação, competência amizade e carisma definem sua história no nosso voluntariado. Parabéns pelas 10.000 horas. Gratidão”.

Também foram homenageadas com flores a presidente da CCQ, Srª. Eliana Lopes Feliciano, e a ex voluntária verdinha, Srª. Neusa Maria Conforti Sleiman, que foi uma das fundadoras da C.C.Q. e atuou no voluntariado até 2009.

Para finalizar o evento, foi apresentado um vídeo com fotos que marcam os principais momentos dos 20 anos do voluntariado da C.C.Q. Ao término do vídeo, todos os presentes foram convidados para um coquetel no 2ºA, encerrando a manhã de comemorações.

O Voluntariado da Comissão de Controle da Qualidade – C.C.Q.

A história do grupo de voluntários da Comissão de Controle da Qualidade – C.C.Q. teve início em fevereiro de 2002, com a oficialização do voluntariado da C.C.Q e a definição do objetivo para atuar basicamente na área da qualidade do hospital. Neste início, os voluntários da C.C.Q. eram integrados à AVOSC (amarelinhas).

Já em 2004, com o crescente aumento das atividades, foi criado o grupo específico denominado “verdinhas”, nome também atribuído a cor do uniforme.

O trabalho do voluntariado da C.C.Q. tem como um dos principais objetivos assegurar índices satisfatórios na prestação dos serviços hospitalares.

Nas visitas aos pacientes, os voluntários levam solidariedade e humanismo, e os incentivam a preencher a Ficha de Avaliação de Satisfação do Cliente, que também pode ser acessada pelo QR Code em algumas das unidades de internação.

O voluntariado da CCQ tem como meta proporcionar as condições para o bem-estar do paciente no hospital, pois em muitas circunstâncias apenas uma palavra amiga e o calor humano são o que mais importam.

Em 30 de março de 2022, o grupo completa 20 anos de atividades ininterruptas em benefício da Santa Casa de Santos.

Atualmente, a presidente da Comissão de Controle da Qualidade é a Sra. Eliana Lopes Feliciano e a coordenadora a Sra. Leonice Martins França Gabriel.

Acompanhe o Boletim Covid-19 e as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/