UTIs da Santa Casa ganham selo de qualidade

Certificação da AMIB –Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Selo de Segurança do Paciente foram entregues pela Epimed Solutions à diretoria técnica da instituição nesta terça, dia 14/11.

Qualidade e desempenho foram os principais quesitos que deram às Unidades de Terapia Intensiva da Santa Casa de Santos o reconhecimento para a certificação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB. O importante selo de qualidade foi conquistado através do sistema Epimed Monitor, com a avaliação de indicadores em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada Nº7 da ANVISA (RDC-7).

As UTIs certificadas foram: UTI Geral (3ºH1 e 3ºH2); UTI Cirúrgica (3ºI); UTI Neurocirúrgica (3ºC); e UTI Cardíaca (4ºJ)

A UTI Coronariana (2ºH) recebeu uma certificação diferenciada – o selo de UTI Eficiente, que é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentam boa eficiência de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor.

A formalização da entrega dos certificados aconteceu no dia 14/11/23, na diretoria técnica, com as presenças do diretor técnico, Dr. Alex Macedo; do médico intensivista Dr. Edwin Koterba; e das representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Enfª. Márcia Torelli e Enfª. Amanda Antunes. Os selos foram entregues pela gerente comercial da Epimed, Sabrina Lima.

Além de todos esses certificados, destaque para o Selo de Segurança do Paciente entregue à equipe responsável pelas notificações de eventos adversos e promoção de ações que visam as boas práticas para a gestão de incidentes: Enfª Márcia Torelli e Enfª. Amanda Antunes, do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição.

Selo de Segurança do Paciente 2023

Melhoria da qualidade da assistência, processos de notificação e investigação de eventos adversos foram os tópicos que concederam à Santa Casa de Santos o Selo de Segurança do Paciente, emitidos pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente). O Selo de Segurança do Paciente 2023 considera os indicadores de 2022.

O Núcleo de Segurança do Paciente da Irmandade, em conjunto com as equipes multiprofissionais, realiza diversas ações durante o ano com o objetivo de analisar informações clínicas, que ajuda a conhecer melhor o perfil do paciente, reduz custos associados a infecções e outros incidentes, como tempo de internação, melhorando a experiência do paciente e a prestação de cuidados à saúde.

No início de 2022, o Núcleo de Segurança do Paciente fez uma ação com os acompanhantes para aumentar a segurança durante o período de internação. A campanha foi de âmbito nacional e teve como objetivo envolver os familiares e o próprio paciente no processo de tratamento, recuperação e cura.

Entre as ações, foram abordados os temas de pulseira de identificação do paciente, autocuidado, orientação sobre as notificações de eventos adversos, administração segura de medicamentos, prevenção de quedas e infecção hospitalar com higiene das mãos.

Além disso, foi promovida uma ação interna com os colaboradores no segundo semestre de 2022, com palestras sobre “Medicações sem Danos”, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Essas capacitações chamam a atenção para a importância das boas práticas de cuidado assistencial. Ao abordar o assunto, é necessário intensificar o conhecimento sobre o gerenciamento de risco que assegura assistência de pacientes e equipes de saúde.