Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Tumor na hipófise – cirurgia por vídeo na Santa Casa trata tumores da base do crânio

Com estrutura e recursos tecnológicos, instituição tem ampla experiência na realização destes procedimentos.

A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é responsável pelo equilíbrio hormonal do corpo, possui o tamanho de uma ervilha, e está localizada na base do crânio. Os tumores nesta região podem provocar uma série de complicações, que vão depender do tipo de tumor, pois alguns provocam excesso de produção de hormônios, e outros causam deficiência. Entres os principais sintomas, estão: dor de cabeça, alteração visual, ganho de peso, baixa massa óssea, dislipidemia com aumento de LDL e triglicérides, hipoglicemia, infertilidade, alteração menstrual, entre outros sintomas associados ao excesso ou falta de um ou mais hormônios.

Segundo o neurocirurgião, Dr. Marcelo Zanatelli, os tumores na hipófise são relativamente comuns, e a Santa Casa de Santos possui equipe com larga experiência para retirada destes tumores realizando cirurgias por vídeo.

Por meio da cirurgia endoscópica endonasal, é possível acessar a glândula da hipófise e realizar a retirada do tumor através da narina do paciente. “Na Santa Casa de Santos temos toda a estrutura e recursos técnicos para realizar a ressecção do tumor, sem a necessidade de abrir o crânio do paciente”, explica o neurocirurgião.

No caso acompanhado no dia 10/9, o paciente apresentava perda de visão, decorrente da disfunção neurológica causada pelo tumor na hipófise.

Como o acesso acontece pela narina, o procedimento tem o acompanhamento de um especialista em cirurgia de Cabeça e Pescoço.

“A Santa Casa de Santos é pioneira em cirurgia de hipófise por via transnasal. Há mais de 20 anos que as equipes de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Neurocirurgia se dedicam ao protocolo que é utilizado até hoje como padrão ouro de acesso aos tumores da região da hipófise”, destaca o Dr. André Guimarães, cirurgião de Cabeça e Pescoço, que participou do procedimento do dia 10/9.

As cirurgias de tumores na hipófise realizadas por vídeo, além de minimamente invasivas, proporcionam rápida recuperação aos pacientes, que em pouco tempo já estão de volta às suas atividades cotidianas.

Assista o vídeo do procedimento em : https://youtu.be/lHnERxGxlJk


Como faço para saber se tenho tumor na hipófise?

Para saber mais sobre o assunto, ou se apresenta algum sintoma que pode estar relacionado com um tumor de hipófise, procure um especialista.

A Santa Casa de Santos conta com a maior rede de operadoras credenciadas da região e ampla assistência, inclusive, com atendimento especializado para emergências neurológicas, das 7h às 19h, diariamente, no Pronto Socorro Particular e Convênios.

O Pronto Socorro atende adultos, e oferece assistência completa 24 horas aos beneficiários dos convênios credenciados e particulares. Para saber quais são os convênios credenciados, acesse https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/convenios-credenciados.

 

Acompanhe a Santa Casa de Santos sempre pelos canais oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasasantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br