Treinamento qualifica profissionais para Curso de Cirurgia Robótica

Capacitação realizada pelo Instituto Falke em parceria com a Santa Casa de Santos prepara equipe do Centro Robótico para projeto que visa formação de cirurgiões robóticos.

Pioneira em diversos segmentos, a Santa Casa de Santos é o único hospital do Litoral Paulista com um Centro Robótico, onde são realizados os procedimentos com o robô Da Vinci Xi, o mais avançado do mundo. Diferente de outras unidades especializadas, a instituição dispõe de um espaço que foi especialmente construído para a realização de cirurgias robóticas, compondo o complexo operatório, com todos os recursos necessários para o sucesso dos procedimentos, além de equipe multiprofissional qualificada, garantindo a segurança completa do atendimento.

Inovando mais uma vez, a Santa Casa de Santos fez uma parceria com o Instituto Falke, especializado em preparar cirurgiões para cirurgia robótica, com o objetivo de oferecer o Curso de Cirurgia Robótica e tornar-se referência também na formação de novos cirurgiões deste segmento.

Para garantir a qualidade e a excelência do serviço prestado, os profissionais que atuam diretamente no Centro Robótico passaram por um treinamento de capacitação ministrado pelo diretor científico do Instituto Falke, Pedro Trauczynski, neste domingo, dia 12/2. A ideia é preparar os colaboradores da área para tornarem-se também agentes multiplicadores do referido curso.

Para o médico coordenador das equipes cirúrgicas, Dr. Elloi Moccellin, esta parceria é mais um grande passo não só para os profissionais envolvidos, como também para o hospital, pois vai propiciar que a instituição seja uma referência nacional também nesta modalidade de capacitação - “otimizaremos o uso do nosso equipamento, do robô, e abriremos para médicos do Brasil inteiro”, diz.

Segundo o diretor científico do Instituto Falke, Pedro Trauczynski, o curso é embasado pela regulamentação do CFM, da AMB, das sociedades médicas de cada especialidade, e vai seguir os critérios regidos pelo mercado para que os cirurgiões possam exercer suas atividades dentro da plataforma robótica. “Ao término do curso, o profissional receberá um certificado emitido pela Santa Casa de Santos e poderá operar nas cirurgias robóticas dentro da sua prática profissional, inicialmente com um proctor, e depois na sua especialidade, sem a necessidade do proctor”, completa.

O médico coordenador do Projeto de Robótica da Santa Casa de Santos, Dr. Matheus Paiva, destaca o avanço do Centro Robótico da instituição – “neste último ano investimos na formação de diversos alunos e cirurgiões com especialização em cirurgia robótica, e agora teremos uma estrutura maior, com aulas online inclusive, para que este profissional saia certificado e possa atuar e exercer a cirurgia robótica em qualquer outro grande centro robótico do país. Esta parceria é fundamental para que a Santa Casa, o Instituto Falke, e principalmente os cirurgiões, os enfermeiros, os técnicos e os engenheiros tenham uma formação padronizada dentro das principais normas vigentes do país”, finaliza.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/