Taxa de Infecção Hospitalar de agosto é a mais baixa do ano

Índice registrado foi de 2,3%

A Santa Casa de Santos registrou, no mês de agosto, o menor índice de infecção hospitalar de 2021. Com a taxa em 2,3%, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital vem desempenhando um papel fundamental para diminuir os números durante a pandemia. O trabalho envolve todas as equipes multiprofissionais, desde o administrativo até a equipe assistencial, dentro das enfermarias e principalmente UTI’s.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice aceitável é de 5%, sendo que a Santa Casa de Santos está mantendo os números muito abaixo da média. Com um trabalho forte e integrado esses dados são desenvolvidos e avaliados para diminuir o risco de infecções. São realizadas ações internas, mantendo a vigilância epidemiológica, como ações preventivas e de controle, identificar causas, aplicar técnicas de limpeza, desinfecção, esterilização, ministrar treinamentos e desenvolver rotinas e protocolos.

Com isso, a instituição promove a melhoria da qualidade assistencial e principalmente a proteção e segurança do paciente.