SUS completa 31 anos de existência e Santa Casa de Santos lembra a importância do sistema de saúde

Maior referência em saúde da região, hospital tem papel de destaque no combate à pandemia e números de atendimentos do SUS.

O Sistema Único de Saúde - SUS foi criado em 19 de setembro de 1990, pela Lei 8080/1990, com o intuito de garantir a todos o acesso integral e gratuito à saúde.

O SUS é o maior plano do mundo, e mantê-lo vivo é o grande desafio da saúde. Dentro deste cenário, é importante lembrar que mais de 65% do sistema de saúde do SUS é bancado pelos hospitais filantrópicos e Santas Casas.

A Santa Casa de Santos é a principal e mais bem equipada retaguarda assistencial da Baixada Santista, e se destaca no cumprimento de seu papel de responsabilidade com a saúde pública.

Mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, a Santa Casa de Santos ofereceu a melhor e mais completa estrutura para o SUS.

Em 2021, foram realizados mais de 100 mil atendimentos pelo SUS entre consultas, procedimentos, exames, internações e cirurgias, para pessoas de diversas cidades da região. Falando em percentual, 57,95% destes atendimentos foram para munícipes de Santos, 39,42% para moradores de outras cidades da Baixada Santista, e 2,62 % para pessoas de outras regiões (fora da Baixada Santista).

Além de todos estes atendimentos prestados aos usuários do SUS, a Santa Casa de Santos também absorveu a demanda de Praia Grande, conforme convênio firmado com a Prefeitura do município, para agilizar a fila de espera de pacientes que aguardavam diversos procedimentos.

Mesmo na maior crise de saúde pública, a Santa casa de Santos permaneceu de portas abertas, com a mais completa estrutura de combate à Covid-19.

A Irmandade tem capacidade para aumentar o seu atendimento SUS, mas para isso são imprescindíveis que as contratualizações e habilitações sejam ampliadas.

Desde 2016, a instituição investe em melhorias para o atendimento da população em todos os aspectos. A experiência adquirida neste período de pandemia revela a importância do planejamento e dos investimentos nos serviços de saúde. Graças a prioridade que a Santa Casa de Santos tem dado a estes fatores, que o hospital é a principal retaguarda de atendimento para toda a população da região, e maior referência especializada para o SUS.