Solidariedade Essencial – Banco de Sangue da Santa Casa de Santos precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos

Estoques de sangue chegam ao limite, e instituição faz campanha para incentivar as doações.

Desde o início da pandemia, o serviço de Banco de Sangue da Santa Casa de Santos vem registrando queda no número de doadores, que pode impactar na assistência de muitos pacientes que precisam de transfusões, ou procedimentos cirúrgicos.

Nesta fase de lockdown a preocupação é maior, já que somente trabalhadores dos serviços essenciais poderão sair de casa.

Por isso, a Santa Casa de Santos pede a ajuda deste grupo de pessoas, que pode contribuir neste momento tão delicado.

Doar sangue é seguro, e neste período de pandemia, o hospital preparou um esquema especial de atendimento, que acontece com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (13) 32020600 ramal 1414.

O Banco de Sangue está funcionando em horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 16h, e nos sábados, das 7h às 11h.

PODE doar sangue:

Todo indivíduo saudável, com idade entre 18 e 69 anos;
Menores (16 e 17 anos) poderão fazê-lo, com autorização escrita dos responsáveis;
Mulheres: Permitido 3 doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 3 meses;
Homens: Permitido 4 doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 2 meses;
Para o seu cadastramento é necessário trazer um documento de identidade, com foto;
O doador não deverá vir em jejum;
Após o almoço, aguarde 2 horas, após o lanche aguarde 1 hora, e evite alimentos gordurosos.

Quem tomou a vacina contra a Covid-19, pode doar?

O Ministério da Saúde divulgou um Informe Técnico atualizando os prazos de doação de sangue para os candidatos que foram imunizados contra a Covid-19. De acordo com o documento, o tempo de inaptidão para as pessoas que receberam a vacina é:

- 48 horas após cada dose da CoronaVac(vacina da Sinovac/Butantan); e
- 7 dias após cada dose da Oxford (vacina AstraZeneca/Fiocruz).
Destaca-se que estas informações são atualizadas conforme o surgimento de novas evidências científicas.

Maiores informações podem ser esclarecidas pelo telefone (13) 32020600 ramal 1414, e também pelo site https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue