SIPAT chega ao 3º dia de programação

Evento vai até sexta, dia 22/3, com palestras nos períodos da manhã e à noite. Confira a programação dos próximos dias.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Santa Casa de Santos tem agitado a instituição e conseguido engajamento esperado dos funcionários, que tem participado ativamente de todas as palestras.

Nesta quarta, dia 20/3, no período da manhã, as palestras abordaram sobre direção defensiva, álcool e drogas e nutrição.

Para abrir a programação do dia, os palestrantes convidados Almir Alonso Gouveia e Almiro Santos de Almeida, da Sanmel Motos, falaram situações de trânsito que podem ser evitadas, comportamentos de risco na direção e a importância da atenção na condução de qualquer veículo. Eles passaram alguns vídeos relacionados com o assunto para impactar e fazer os participantes refletirem.

Dando andamento na programação, o médico psiquiatra responsável pelo Serviço de Psiquiatria do hospital, Dr. Bruno Reis, abordou o tema “Drogas e Álcool” e apresentou dados que revelam o quanto este tema está presente na vida das pessoas e como cada vez mais cedo acontece o 1º contato com as drogas – jovens menores de 14 anos e até de 12 anos!!!

Para finalizar as palestras da manhã, a nutricionista Luciana Freitas falou sobre o papel da nutrição para manter corpo e mente em sintonia. Luciana explicou os tipos de alimentos e quantidades que precisam estar presentes no cardápio diariamente e também apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível no site do governo > https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view

No período noturno, a palestra começou às 19h30, com o Bombeiro Civil Leandro da Mota Araújo, que abordou sobre a “Importância da Comunicação em situação de emergência” e também explicou sobre os tipos de incêndio e uso dos extintores.

No intervalo das palestras, a representante da Science Valley, empresa de Inteligência em Pesquisa Clínica, Gabriela Vilaronga, apresentou os estudos que estão em andamento no hospital e falou sobre os benefícios de participar das pesquisas. Gabriela destacou que funcionários da Santa Casa podem fazer parte dos estudos, caso se enquadrem nos pré-requisitos das pesquisas. Atualmente, a Science Valley está recrutando voluntários para pesquisas sobre menopausa, asma e varizes. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp https://l1nk.dev/WhatsAppAsma ou https://l1nk.dev/WhatsAppMenopausa

O sorteio de brindes neste dia aconteceu em 2 períodos: um no final da programação da manhã e outro no final da palestra da noite. Os presentes sorteados foram oferecidos pelas empresas apoiadoras do evento.

A SIPAT 2024 é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas, Toca das Flores, Recanto da Beleza, Shopping Roque, Lanchonete Santa Isabel, Trem Brownie, Neguinho do Churros, Julia da Natura, Studio Dom, Dona Rosé Bebidas, Nicole e Paulo Valejo, Loja Play Pause, Empresa Elis e Juvicol.

Esta é a 37ª comissão formada por colaboradores eleitos e indicados da Santa Casa de Santos, e tem como presidente Rodolpho Motta Clarindo; vice-presidente Thaís Silva de Macedo; 1ª secretária Raquel Tavares; e como 2º secretário, David Silva.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

Dia 21/03/24 – MANHÃ

9h – “ Entendendo a importância e o impacto da higienização das mãos, limpeza do ambiente de trabalho e as precauções de isolamento” – Enfº Sérgio Cardoso Félix – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar;

10h – “Assédio moral e outras formas de violência” – Dr. Manoel Ricardo de Andrade Sebastião – Advogado.

NOTURNO

19h30 – “Consciência Corporal” – Priscila de Araújo Pinto – Massoterapeuta.

Dia 22/03/24 – MANHÃ

9h – “Distúrbio da comunicação em ambiente laboral” – Elaine Natacci – Fonoaudióloga;

10h – “Acidente de trabalho e seus impactos” – Flávio Silva Leite – Técnico de Segurança do Trabalho

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos