Simulador de cirurgia robótica é instalado na Santa Casa de Santos

Plataforma de realidade virtual treina equipe médica para procedimentos com robô cirurgião.

Chegou na Santa Casa de Santos o Simulador Flex VR, trazido com exclusividade pela empresa Strattner, para treinar a equipe de cirurgiões. O equipamento foi instalado nesta quinta, dia 9/9, e irá promover exercícios para certificação dos profissionais.

Esta é mais uma etapa do Projeto de Robótica, que prevê o primeiro procedimento utilizando o robô cirurgião ainda este ano.

Nesta fase, os cirurgiões envolvidos devem praticar até 2 horas diárias de exercícios no Simulador Flex VR, que ficará no hospital por 30 dias. Depois deste período, os profissionais passam por um treinamento prático no sistema robótico, e agendamento da certificação.

“Após a certificação, o cirurgião realiza no mínimo dez cirurgias acompanhado do ‘proctor’, que é quem vai explicar o passo a passo das cirurgias, para que ele se desenvolva ainda mais após a sua certificação”, destaca Elismara Rosa, Executiva de Vendas Strattner.

“O simulador é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e treinamento da equipe médica para realizar a cirurgia robótica. Ele traz diversos ganhos para o cirurgião, como destreza cirúrgica, economia de movimentos, aprendendo a utilizar os quatro braços robóticos de forma simultânea e a câmera. Essas habilidades são fundamentais para que o cirurgião realize uma cirurgia de alta performance”, explica o Coordenador do Projeto e Cirurgião Robótico, Dr. Matheus Miranda Paiva.

Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.

Assista o vídeo do simulador em https://youtu.be/NE3I9Hx6TAQ