Simpósio sobre terapia nutricional reúne profissionais de saúde

Promovido pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional da Santa Casa, evento lotou o consistório da instituição.

No dia 30 de novembro, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Santa Casa de Santos promoveu o 1º Simpósio sobre terapia nutricional.

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas assistenciais, que lotaram o consistório. A Nestlé Health Science apoiou o simpósio e ofereceu brindes aos participantes e palestrantes.

Vale ressaltar que as inscrições do evento aconteceram no período de 27 a 29 de novembro, pelo link divulgado nos canais internos de comunicação e site da instituição https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/noticias/simposio-debate-terapia-nutricional

A abertura do simpósio foi feita pela Drª. Ieda Trombino, médica responsável pelo Serviço de Nutrologia, que destacou sobre a importância de falar sobre terapia nutricional e o envolvimento da equipe multiprofissional no tema.

A primeira palestra foi com a responsável da Síntese Farmacêutico, Ely Shizuka Kubota, que falou sobre todo o processo da dieta parenteral e manipulação.

Na sequência, a nutricionista e assessora técnica da Nestlé Health Science, Fabiola Varela Bolaños abordou sobre a importância da dieta enteral e falou da jornada do paciente hospitalizado destacando que, segundo estudos, até 54% destes pacientes são desnutridos. Fabiola também destacou que os pacientes mais impactados pela desnutrição são os idosos, oncológicos, internados em UTI e pacientes cirúrgicos. Ela explicou as categorizações das dietas, composição de nutrientes e complexidade de proteínas, além das consequências da inadequação da terapia nutricional.

A terceira palestra foi com a coordenadora do Serviços de Fonoaudiologia da Santa Casa, Elaine Ozelin Natacci, que falou sobre disfagia, o tipo de terapêutica para cada caso e a importância da avaliação da fonoaudióloga no processo de terapia nutricional.

A última palestra foi com a nutricionista Gláucia Assunção Chinen, que explicou como funciona a prescrição da terapia nutricional, as situações em que são utilizadas a dieta reserva adulto e pediátrica, e também falou da importância do desmame da nutrição enteral.

A Drª. Ieda Trombino fez o encerramento do evento e agradeceu a participação de todos os envolvidos na realização.

O 1º Simpósio de Terapia Nutricional foi organizado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Santa Casa de Santos.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos