Palestrantes das especialidades de pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia destacaram a importância da conscientização sobre o tema.
No dia 13/11, a equipe de Residência Médica de Pediatria da Santa Casa de Santos promoveu o simpósio sobre a campanha de prevenção da prematuridade “Novembro Roxo”. A ação teve o apoio da empresa Mustela, que ofereceu brindes a todos os participantes inscritos.
O evento aconteceu no consistório da instituição e contou com a participação de cerca de 130 profissionais de saúde, dentre eles médicos, residentes, internos e equipes multiprofissionais da Santa Casa de Santos.
A coordenadora da Pediatria e Residência Médica, Drª. Bruna Giacomelli, falou da importância do tema e lembrou uma experiência pessoal, destacando o quanto o assunto é tocante e envolve não só a área médica, mas também questões sociais e equipe multiprofissional.
A primeira palestra foi com a residente da Pediatria, Drª. Rafaella Imakaua, que falou sobre “Incidência da Prematuridade”.
Em seguida, os residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, Drª. Glenda Oliveira e Dr. Marco Aurélio Passos, abordaram sobre a prematuridade na obstetrícia, como são realizadas as avaliações da vitalidade fetal e a atenção nos diagnósticos diferenciados. ´
Na sequência, foi a vez da neonatologista, Drª. Juliana Mota, que abordou sobre as “Peculiaridades do Prematuro”. Ela destacou que a única forma de mudar a realidade atual da prematuridade é oferecer “suporte adequado e individualizado quando o nascimento não poder ser evitado”. Dr. Juliana comparou a atuação do profissional que cuida dos prematuros com a ação divina, afinal, ele compartilha de uma ação com Deus, o sopro de vida.
Dando continuidade à programação, a ginecologista e mastologista, Drª. Mariana Baraldi Quintiliano Xavier Castro, falou sobre a importância do pré natal e os cuidados para os partos prematuros.
Para finalizar, a neonatologista, Drª. Josiane Quintiliano Xavier Castro, palestrou sobre a alta e o seguimento do prematuro.
Novembro Roxo – mês de conscientização sobre a prematuridade
O Novembro Roxo é uma campanha internacional que visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a prematuridade e a importância de cuidar dos prematuros. Ou seja, quem nasce antes das 37 semanas de gestação. Devido a proporção preocupante, o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17/11, reúne uma série de ações acerca dos desafios do tema.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/