Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Simpósio de Medicina Hiperbárica promove integração multiprofissional

Especialistas compartilham conhecimento em evento que lotou o consistório da Santa Casa de Santos.

A Santa Casa de Santos realizou no dia 30/5, das 10h às 12h, um Simpósio sobre Medicina Hiperbárica para compartilhar conhecimento, promover a discussão técnica, e integrar a equipe multiprofissional. O evento aconteceu no consistório do hospital, e contou com a participação de 150 profissionais de saúde e estudantes da área, que lotaram o espaço.

A programação teve início com o médico especialista em Medicina Hiperbárica e diretor técnico da Clínica Hiperbárica São Paulo, Dr. Eduardo Vinhaes, explanando sobre o tratamento feito com as Câmaras Hiperbáricas, como acontece o processo de combate às infecções e os benefícios do oxigênio hiperbárico.

Em seguida, o médico nutrólogo Dr. Vitor Hugo Canasiro abordou sobre a importância da suplementação oral.

A nutricionista Gláucia Assunção Chinen falou sobre a importância da adequação nutricional na cicatrização e as consequências quando isto não acontece.

Para falar sobre os cuidados de enfermagem, a Enfª. Maria Fernanda Bernardo detalhou sobre as medidas importantes na pré oxigenoterapia, tais como a utilização de roupas 100% algodão, e tipos de pomadas que não podem ser usadas antes da sessão. Maria Fernanda também falou dos cuidados pós, entre outras orientações.

Na sequência, a farmacêutica Laís Giacomett Nunes Nogueira, falou do uso dos medicamentos e as vias de administração nos pacientes em tratamento na hiperbárica, e destacou que considera a via intravenosa a mais confiável. Laís Giacomett também falou das ações dos medicamentos em conjunto com a Câmara Hiperbárica.

A Drª. Ieda Maria Berriel Trombino, médica responsável pelo Serviço de Medicina Hiperbárica da Santa Casa, contou um pouco sobre a história da hiperbárica no hospital, e sobre a ampliação do serviço.

Finalizando o Simpósio, o bombeiro civil Alexandre Antonio Teixeira falou sobre segurança na hiperbárica, e sobre os materiais e produtos permitidos em câmaras, para que não ofereçam riscos.

Medicina Hiperbárica

Muito utilizada em pacientes queimados, fraturas expostas, osteomielites, pés diabéticos, síndromes compartimentais, entre outras indicações, a oxigenoterapia hiperbárica consiste em o paciente ficar dentro de uma câmara transparente, hermeticamente fechada, respirando oxigênio puro. Este oxigênio, ao ser transportado para o sangue, melhora a circulação em tecidos com pouca irrigação e estimula a formação de novos vasos, o que reverte processos isquêmicos em feridas, traumas e infecções, além de potencializar a ação de antibióticos.

A Medicina Hiperbárica é uma grande aliada no processo de desospitalização, pois contribui para reduzir significativamente o tempo de internação de pacientes com ferimentos infectados, de difícil cicatrização.



Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br