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Setor de Medicina do Trabalho destaca ações e melhorias

Implantação de novas rotinas otimizam atuação dos profissionais da área e promovem a saúde do colaborador.

O Setor de Medicina do Trabalho da Santa Casa de Santos, ligado à Diretoria de Apoio, tem atuado desde 2021 com novos protocolos de atendimento, visando a promoção da saúde ocupacional e prevenção de doenças laborais.

Na época, antes de criar o plano de atuação que resultou nos protocolos atuais, o setor reorganizou as rotinas de atendimento da área, criando métodos que melhoraram os processos de trabalho da equipe, como a implantação de registros eletrônicos, oferecendo maior controle do fluxo de documentos.

Feito isso, foram implantados indicadores para entender os diversos perfis de colaboradores atendidos no setor e os motivos dos atestados, além dos tipos de patologias que resultam em números mais expressivos de afastamentos.

Após a análise aprofundada dos dados, foi possível traçar uma estratégia e colocar em prática as medidas planejadas.

“Se você não entender qual é a base do problema, você não consegue traçar um plano de ação”, explica a enfermeira coordenadora do SESMET, Bianca Gobbo. Segundo a profissional, que também é especialista em Qualidade, com a análise aprofundada dos indicadores implantados, foi possível traçar o perfil dos colaboradores, além de identificar os motivos dos afastamentos e, com isso, oferecer condições de reabilitação e criar uma rede de apoio como retaguarda.

 

Ações de Promoção à Saúde X Redução de Danos

Dentre as ações implantadas, o Setor de Medicina do Trabalho buscou o apoio do Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria e Recursos Humanos para oferecer acolhimento e atender os casos identificados por meio dos indicadores implantados. Com isso, já foi possível reduzir de modo muito significativo os afastamentos e prevenir complicações de patologias psiquiátricas.

De um modo geral, considerando todos os tipos de licenças médicas, foi possível reduzir 30% dos afastamentos desde que as medidas e novos protocolos foram implantados. Este percentual significa o aumento da produtividade de qualidade para a instituição, além de melhorar as condições de trabalho e clima organizacional.

Vale destacar também que a implantação do pronto socorro exclusivo para os funcionários no Setor de Medicina do Trabalho, reduziu a sobrecarga do pronto socorro particular e o tempo de espera para atendimento dos pacientes externos.

Como estratégia preventiva, uma das ações que tem contribuído muito para a saúde ocupacional é a ginástica laboral das áreas de manutenção e limpeza, pois ajudam na ergonomia e reeducação postural dos colaboradores.

         Além da ginástica laboral, também fazem parte das ações de promoção da saúde: campanha de vacinação; atendimento psicossocial; atendimento psicológico; massoterapia; auriculoterapia; e manutenção de EPI.

 

Atendimento centralizado

Para agilizar e facilitar o atendimento prestado aos colaboradores, o Serviço de Medicina do Trabalho conta com uma equipe multiprofissional exclusiva que realiza medicações e coleta exames periódicos no mesmo local. O atendimento médico dispõe de profissionais especializados, que se revezam na assistência de todas as demandas.

Para mais informações, contate o SESMET nos ramais 1737 ou 1740. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.

 

Confira todas as ações realizadas no Setor de Medicina da Trabalho:

  • Digitalização de documentos e prontuários ocupacionais;
  • Implantação e avaliação de indicadores;
  • Criação de protocolos;
  • Readequação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • Análise do perfil epidemiológico dos colaboradores;
  • Imunização in loco;
  • Implantação de rede de apoio com equipe multiprofissional;
  • Controle dos colaboradores afastados;
  • Visitas domiciliares e internados;
  • Validação de atestados pelo médico do trabalho;
  • Implantação de pronto socorro exclusivo para funcionários;
  • Visita técnica nas áreas assistenciais;
  • Acompanhamento e controle de colaboradores com restrições, patologias psiquiátricas, gestantes e colaboradores que trabalham em altura;
  • Interação com as áreas e apoio à gestão;
  • Acolhimento dos profissionais com problemas;
  • Controle do estoque de EPI´s;
  • Acompanhamento e treinamento in loco junto com a Segurança do Trabalho para prevenção de acidentes de trabalho;
  • Otimização de notificações de acidentes de trabalho;
  • Dinâmica com áreas operacionais, como DMG e Limpeza;
  • Implantação de espaço para amamentação para as colaboradoras lactantes;
  • Palestras educativas;
  • Programa de ergonomia para a saúde do trabalhador;
  • Programa de escuta ativa dos trabalhadores;
  • Suporte efetivo aos colaboradores em várias etapas do processo saúde/doença;
  • Redução de custos com insumos e melhor utilização do sistema.

 

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