Serviço de Raio X da Santa Casa oferece amplo atendimento

Instituição realiza cerca de 12 mil radiografias mensais para pacientes do SUS e convênios.

O Serviço de Raio X da Santa Casa de Santos dispõe de ampla capacidade para atendimento dos casos de urgência e emergência, além de pacientes internados e ambulatoriais.

Como trata-se de um serviço de diagnóstico por imagem eficaz e muito utilizado, o hospital possui instalações para exames em pontos estratégicos, sendo uma sala no Pronto Socorro Particular, uma sala no Complexo de Urgência/Emergência e Traumatologia do SUS, e 3 salas de exames no Raio X Central, localizado no 2ºF. Além destas salas, o serviço também possui 6 aparelhos móveis, para o atendimento de casos complexos nas UTIs, Centro Cirúrgico e demais unidades críticas.

Recentemente, o hospital ampliou o serviço e entregou mais uma sala de exame no 2ºF, equipada com aparelho de alta tecnologia para aquisição de imagens, igual aos equipamentos existentes no PS Particular e Traumatologia SUS, com receptor DR e software capazes de captar e revelar imagens em até 2 segundos. Outro diferencial do equipamento é a mesa basculante que permite a realização segura de todos os exames da radiologia convencional com alta qualidade.

Com mais esta aquisição atribuída à velocidade de revelação, o serviço de radiologia ampliou a capacidade de atendimento em mais de 100%, agilizando também a liberação do resultado, afinal, como a revelação da imagem é imediata, o paciente não precisa aguardar para possível repetição.

O serviço realiza diversos tipos de radiografias, as quais são classificadas como “simples” e “contrastadas”. Para os exames contrastados, torna-se necessário o agendamento prévio, que pode ser feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de Agendamento (atrás do Pronto Socorro Particular), ou pelo whatsapp (13) 99741-0211. A opção de agendamento também está disponível pelo telefone 32020193.

Documentos necessários para agendamento: pedido médico, guia autorizada, documento com foto e carteirinha do convênio.

Segue relação dos tipos de radiografias realizadas no hospital:

Raio-X simples: mão e punho para idade óssea, mão, punho, antebraço, cotovelo, úmero, ombro, escápula, clavícula, esterno, pé, tornozelo, calcâneo, perna, joelho, fêmur, quadril, bacia, tórax, arcos costais, abdômen, coluna cervical, coluna dorsal, coluna lombar, sacro-cóccix, articulação sacro-ilíaca, articulação acrômio-clavicular, crânio, sela túrcica, cavum, argo-zigomático, órbita, seios da face, ossos da face, mandíbula, mastoide, articulação temporo-mandibular, nariz e escanometria.

Raio-X contrastados: colangiografia pós-operatório, fistulografia, esôfago, trânsito intestinal, histerossalpingografia, uretrocistografia e urografia excretora.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/