Serviço de Braquiterapia da Santa Casa de Santos

Hospital é o único da região que realiza o tratamento radioterápico e tem capacidade para atender até 40 pacientes por semana.

A Braquiterapia é uma modalidade de tratamento radioterápico, que consiste na aplicação da radiação dentro do tumor ou em contato direto com ele.  O procedimento de Braquiterapia é diferente do tratamento realizado no Serviço de Radioterapia externa, denominado Teleterapia, cuja aplicação acontece a uma certa distância do tumor.

Geralmente, a Braquiterapia é indicada como complemento sequenciado da Teleterapia, para tratamento dos tumores de colo de útero, endométrio, esôfago, pulmão, pele e algumas lesões benignas como a queloide (pele).

A aplicação é feita com equipamentos específicos, capazes de levar uma dose suplementar de radiação em íntimo contato com o tumor, garantindo que os tecidos saudáveis próximos do local sejam preservados.

A Santa Casa de Santos é o único hospital da região que oferece o tratamento de Braquiterapia.  O serviço tem capacidade para atender até 40 pacientes por semana, ou seja, 160 aplicações mensais.

Para agendar o tratamento, são necessários o encaminhamento médico e todos os exames de diagnóstico da lesão a ser tratada.

O Serviço de Braquiterapia atende pacientes do SUS, particulares e de operadoras de saúde.

O serviço está localizado no 2º andar, ala F, e o contato para agendamentos e informações pode ser feito pelo telefone (13) 32020600 ramal 1837 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .  O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos