Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Segurança e medicação sem danos são tema de capacitação

Palestras com especialistas e teatro de colaboradores chamaram a atenção para a importância das boas práticas de cuidado assistencial.

O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Santos promoveu nesta quinta, 29/9, a palestra “Medicação sem danos”, em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17/9. O tema foi escolhido de acordo com a campanha da Organização Mundial da Saúde – OMS, em reconhecimento à complexidade da prevenção e redução de danos relacionados ao uso de medicamentos.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor Técnico da instituição, Dr. Alex Macedo, que falou sobre a importância de abordar o assunto, e intensificar capacitações neste sentido, considerando a segurança do paciente a maior prioridade da saúde.

Em seguida a Enfª. Márcia Torelli, do Núcleo de Segurança do Paciente, destacou que o tema da palestra é o desafio global da OMS em 2022, e falou da importância do comprometimento de todos os envolvidos no processo de medicação.

A coordenadora de Suprimentos e farmacêutica, Janaína Steluti, apresentou a equipe da Farmácia da Santa Casa, e deu sequência ao evento com a coordenadora da Farmácia Industrial Laís Giacomett, que explanou de forma mais detalhada sobre o preparo de medicamentos.

O ápice do evento ficou por conta de um teatro organizado especialmente para chamar a atenção sobre os riscos das condutas inadequadas em todo o processo da medicação, desde a prescrição médica até a administração do medicamento.

Interpretando “personagens” envolvidos nesta rotina, colaboradores atuaram de modo cômico para expressar comportamentos que podem causar prejuízos e danos irreparáveis.

A abordagem alertou para muitas situações presentes no dia-a-dia e certamente alcançou o objetivo principal – a segurança do paciente.

Em breve, o vídeo do teatro estará disponível na intranet.

Elenco do teatro:
Médica - Mariana Amaral Cavalieri (Ambulatório convênios)
Enfermeira - Márcia Torelli de Castro (Núcleo de Segurança do Paciente)
Enfermeira - Noely Costa de Jesus (Educação Continuada)
Farmácia Dispensação - Wagner Lima da Silva (Farmácia)
Farmácia - Janaina Steluti (Suprimentos)
Paciente – Flávia Adler Blanco Corrêa (Educação continuada)
Acompanhante - Lais Giacomett Nunes Nogueira (Farmácia Magistral)
Morte - Ester Ferreira de Souza (Núcleo de Segurança do Paciente)

Sonoplastia
Jorge da Paz e Silva Junior (Unidade Coronariana)
Alda Aline dos Santos (Unidade Coronariana)


Vale destacar que o evento foi organizado pela Enfª Márcia Torelli e Assistente Administrativo Ester Ferreira, do Núcleo de Segurança do Paciente, com apoio da Educação Continuada e Farmácia.

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br