Segurança do Trabalho realiza simulação para evacuação de prédio

A ação foi surpresa e envolveu 118 colaboradores.

Para reconhecimento de rota de fuga e análise do tempo levado para a evacuação do prédio ocupado pelo Setor de Faturamento e Serviço de Arquivo Médico, a equipe de bombeiros da Santa Casa de Santos realizou uma simulação de ocorrência no dia 8 de dezembro.

A atividade teve como diferencial o fator surpresa, com o intuito de avaliar o comportamento e tempo de resposta dos brigadista diante de uma situação de emergência.

Dos 118 colaboradores envolvidos na ação, 40 são brigadistas treinados. Desde o início de outubro, colaboradores de todas as áreas do hospital passaram por treinamento para a Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, para qualificá-los em atuar em diversas situações de emergência como por exemplo, combate a incêndios, primeiros socorros e evacuação de ambientes. O curso foi desenvolvido pelo setor de Segurança do Trabalho, juntamente com os sete bombeiros civis da instituição.

Segundo a avaliação dos Bombeiros Civis Alex e Carlos, o tempo de resposta desta ação do dia 8 ficou dentro da média. Ao término da atividade, os bombeiros alertaram os colaboradores sobre algumas situações identificadas, as quais os colocariam em risco, caso a ocorrência fosse real.

O setor de Segurança do Trabalho seguirá com os treinamentos, e mais simulações serão aplicadas, garantindo com que todos os colaboradores possam adquirir experiência em como lidar em diversas situações emergenciais.

Bombeiros da Santa Casa atendem 24 horas

O hospital conta com uma equipe de Bombeiros Civis qualificados para orientar e atuar na prevenção de incêndios em tempo integral.

A prevenção é sempre a melhor opção, portanto, é importante que todos os colaboradores estejam atentos à sua área de trabalho, e sinalizem qualquer anormalidade.
Conheça quais são as principais situações que os bombeiros devem ser acionados:

• Odor diferente, e não proveniente de produto da área de trabalho (gás, combustível, curto-circuito, etc);

• Falhas ou danos nos equipamentos de combate ao incêndio;

• Princípio de incêndio;

• Falta de sinalização de rota de fuga, ou de extintores e hidrantes;

• Solicitação de avaliação técnica de pontos críticos, e orientação para minimizar ou inibir riscos relacionados à segurança contra incêndio;

• Apoio ao atendimento de primeiros socorros aos colaboradores, quando necessário.

Onde ligar

No ramal 1355, do Setor de Segurança do Trabalho, de segunda a sexta, ou pelos bips dos próprios bombeiros, que se revezam em jornadas de 12x36, suprindo as 24 horas. São eles:

Plantão Diurno
Bombeiro Suelen – BIP Nº *7139
Bombeiro Alex – BIP Nº *7174
Bombeiro Alexandre – BIP Nº *7175
Bombeiro Carlos – BIP Nº *7176

Plantão Noturno
Bombeiro Leandro – BIP Nº *7172
Bombeiro Fernando – BIP Nº *7173

Folguista
Bombeiro Eleno – BIP Nº *7180