Evento realizado na Santa Casa abordou temas importantes no cuidado com os pacientes pediátricos
O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Santos promoveu, no dia 25 de setembro de 2025, o evento “Setembro pela VIDA - Cuidado Seguro começa na Infância”, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Realizado no Consistório da instituição, o encontro reuniu equipes de enfermagem, multiprofissional, residentes e colaboradores, fortalecendo a cultura da segurança em todas as etapas do cuidado hospitalar.
A programação contou com palestras, debates e um stand interativo sobre Segurança na Prática, realizado pela Fisioterapeuta da UTI Neonatal, Cynthia Marostega Spera, que fez orientação sobre a manobra do desengasgo em recém-nascido e a Enfermeira do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar SCIH, Fernanda Rodrigues, que falou sobre ‘Mãos que protegem’ e a importância da lavagem das mãos.
Na abertura, o Assistente da Diretoria Técnica, Reinaldo Silvestre, representando o Diretor Técnico Dr. Alex Macedo, destacou a importância de discutir o tema a partir da infância. “Garantir práticas seguras desde os primeiros dias de vida é um compromisso que impacta toda a trajetória de saúde da criança”.
A Enfermeira Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Márcia Torelli de Castro frisou que “A segurança do paciente precisa ser trabalhada desde os primeiros anos de vida, por isso o tema da infância é tão relevante. Discutimos práticas, protocolos e reflexões que reforçam o compromisso em oferecer um cuidado cada vez mais seguro, humanizado e de qualidade. Esse encontro é uma oportunidade de unir diferentes áreas da saúde em prol de um objetivo comum: proteger e valorizar a vida das crianças”.
Além disso, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa – SCIH – orientaram os convidados sobre a higienização das mãos e demonstraram com a técnica de passar o Luminol nas mãos, e colocar a mão dentro da caixa com luz negra. Se aparecer alguma mancha branca é necessário lavar novamente, pois é indício de sujeira - o intuito é mostrar o que não consegue ver a olho nu.
Palestras que marcaram o encontro
A primeira palestra, sobre a importância do aleitamento materno em recém-nascidos de risco, ministrada pela Pediatra e Consultora de amamentação do Ministério da Saúde, Dra. Keiko Miyasaki Teruya, destacou como essa prática é decisiva na redução de complicações. “O aleitamento não é apenas alimento, é proteção. Para crianças de risco, representa uma ferramenta poderosa de prevenção”.
A Neonatologista e Coordenadora Médica da UTI Neonatal da Santa Casa, Dra. Sandra Cristina Cezar destacou que “O aleitamento materno é uma ferramenta essencial no cuidado ao recém-nascido de risco. O leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na recuperação clínica e favorece o desenvolvimento neurológico e emocional. Na UTI Neo, cada gota de leite é considerada um verdadeiro medicamento, capaz de impactar diretamente a sobrevida e a qualidade de vida desses bebês”.
Na sequência, o tema “Desafios e Estratégias na Assistência à Criança” trouxe reflexões sobre a complexidade do cuidado pediátrico. “Segurança do paciente vai além de protocolos. É um olhar atento e humano da equipe multiprofissional, que precisa estar preparada para agir em situações delicadas”, destacou a Coordenadora Médica do Serviço de Pediatria Dra. Bruna Giacomelli.
Já a Enfermeira Viviane Aparecida Tiago Teles, da Pediatria 2ºD, falou que “O cuidado pediátrico exige preparo, sensibilidade e estratégias que vão além da técnica. Lidar com os desafios da assistência à criança é também reconhecer suas necessidades emocionais, sociais e familiares. É nesse equilíbrio que conseguimos oferecer um atendimento integral, humanizado e seguro”
Já a palestra sobre ‘Atenção Farmacêutica na Pediatria’ chamou atenção para o uso racional de medicamentos. “Na pediatria, cada dose conta. A presença do farmacêutico garante não só a eficácia do tratamento, mas também a prevenção de erros que podem comprometer a segurança do paciente”, pontuou o Farmacêutico Clínico das Unidades Pediátricas, Allan da Silva Nascimento.
Lançamento do projeto Guardiões da Segurança do Paciente
Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento do projeto “Guardiões da Segurança do Paciente”, que vai mobilizar profissionais da instituição em uma rede de vigilância ativa. “Queremos formar multiplicadores de boas práticas, profissionais que estejam atentos e comprometidos com cada detalhe que envolve a segurança no cuidado”, explicou a Enfermeira Amanda Antunes, do Núcleo de Segurança do Paciente.
Encerrando o encontro, ficou a mensagem que guiou toda a iniciativa: “Cuidar com segurança é cuidar com amor”.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos