Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Saúde Mental e Distúrbios de Aprendizagem é tema de Simpósio

Equipe de pediatria da Santa Casa abordou o tema Junho Púrpura

O Simpósio Junho Púrpura contou com a presença de cerca de 140 profissionais da área da saúde e foi realizado na tarde do dia 27 de junho, no Consistório da Santa Casa de Santos. Organizado pelas Coordenadoras da Pediatria, Dra. Bruna Giaccomelli e Dra. Ana Luiza Dib, a campanha é nacional e promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dedicada à conscientização sobre a saúde mental infantil e os transtornos de aprendizagem, durante todo o mês, é importante reforçar o olhar atento de pais, educadores e profissionais da saúde para identificar precocemente sinais de sofrimento psíquico, dificuldades cognitivas e comportamentais em crianças e adolescentes.

Na abertura a pediatra da instituição Dra. Bruna Giaccomelli frisou a importância de os pais trabalharem em conjunto com os professores. “É fundamental que os pais levem para os consultórios médicos as queixas escolares de seus filhos que, muitas vezes, ficam restritas apenas ao ambiente escolar. As dificuldades de aprendizagem não se referem apenas a um único distúrbio, mas sim a um conjunto de problemas: visuais, auditivos, comportamentais, entre outros, que podem interferir no aprendizado”.

A primeira palestrante foi a residente em pediatria, Dra. Ana Clara Rossin que apresentou o objetivo da campanha e a importância dos distúrbios de aprendizagem no contexto pediátrico. “A campanha visa auxiliar os pediatras a identificar e orientar os pais sobre os distúrbios de aprendizagem em crianças e adolescentes, bem como levar informações sobre o tema às famílias, educadores e demais profissionais que atuam com a faixa etária pediátrica”.

A segunda palestra foi a Neuropediatra Dra. Karen Baldin que explicou sobre os principais distúrbios como dislexia, TDAH e discalculia, seus sinais precoces e impactos emocionais. “Os principais sintomas iniciais incluem: Dislexia: dificuldade com leitura, escrita, soletração e alfabetização. TDAH: desatenção persistente, hiperatividade, impulsividade, presentes por pelo menos seis meses em múltiplos ambientes; causa impacto acadêmico e emocional. E discalculia: dificuldade significativa com operações matemáticas e raciocínio lógico. Além do rendimento escolar prejudicado, essas condições podem gerar frustração, estresse e afetar negativamente a autoestima dos pequenos”.

A terceira palestra foi ministrada pelo Psiquiatra Dr. Bruno Reis que abordou a exploração da conexão emocional entre os distúrbios de aprendizagem e questões como ansiedade, depressão e autoestima. “A criança com déficit de atenção muitas vezes se sente isolada e diferente dos colegas e amigos. Isso pode levar a outros problemas como a baixa autoestima, stress e isolamento. Intervenções precoces podem reduzir riscos de problemas secundários, como ansiedade e depressão, comuns em crianças que vivenciam repetidos fracassos escolares”.

A última palestra da tarde foi abordada pela Psicopedagoga Dra Gabriela Bracco, com o tema Intervenções Educacionais e Terapêuticas: Um Olhar Multidisciplinar. “A intervenção na dislexia tem sido feita principalmente por meio de dois métodos de alfabetização, o multissensorial e o fônico. É importante que a escola, o professor e a família, acompanhado de um psicopedagogo, trabalhem em conjunto no tratamento da criança, para que se possa amenizar suas dificuldades no aprendizado. O papel do psicopedagogo engloba avaliação detalhada, elaboração de planos pedagógicos e suporte emocional à criança, bem como orientação aos professores e pais”.

Promover saúde mental é promover desenvolvimento pleno, inclusão e bem-estar. O Junho Púrpura é um convite à escuta, ao acolhimento e à valorização de estratégias que respeitem a singularidade de cada criança. O crescimento saudável da criança passa por uma atuação coletiva envolvendo educação, saúde e ambientes familiares acolhedores. A campanha visa exatamente criar essa rede colaborativa para que cada criança possa desenvolver-se de forma plena.

Acompanhe as notícias do hospital nos canais oficiais:

Site: www.santacasasantos.org.br

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: https://www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: https://www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br