Santa Isabel e Dia do Hospital são celebrados na Santa Casa

Festividades alusivas à padroeira das Santas Casas contaram com apresentação da banda do 2º BIL, entrega de rosas aos enfermos, procissão e missa de louvor.

Em 4 de julho, a Santa Casa de Santos celebrou o dia de Santa Isabel, a padroeira das Santas Casas, com programação durante todo o período.

A tradicional festividade uniu duas datas importantes para a instituição, que além do dia da padroeira (4/7), comemora também o Dia do Hospital (2/7) instituído pelo Decreto nº 50.871/1961, cuja data foi inspirada na inauguração do atual prédio da Santa Casa. Esta é a quarta edificação da história da instituição, inaugurada em 1945 pelo então presidente Getúlio Vargas. Vale lembrar que a Santa Casa de Santos é a unidade assistencial em funcionamento mais antiga do país, sendo fundada por Brás Cubas em 1º novembro de 1543.

Marcaram presença na festividade: representando o prefeito de Santos, Rogério Santos, o secretário de Saúde do município, Adriano Catapreta; o tenente coronel Alexandre da Silva, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar do Interior; o coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, comandante da Polícia Militar da Baixada Santista; e a Srª. Miriam Andrade, representando a Diretora Regional da DRS IV Paula Covas.

O evento teve início com a execução do Hino Nacional pela banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), e hasteamento das Bandeiras. Após, a banda fez uma apresentação musical para o público que estava reunido na escadaria principal prestigiando o evento.

No período da tarde, os grupos de voluntários da AVOSC (Associação de Voluntários da Santa Casa) e da CCQ (Comissão de Controle da Qualidade), mais conhecidos como amarelinhos e verdinhos, distribuíram rosas para os pacientes internados. As rosas foram gentilmente doadas pela floricultura Toca das Flores.

Às 16h30, uma procissão partiu acompanhando o andor com a imagem de Santa Isabel até a capela do hospital, que leva o mesmo nome da padroeira das Santas Casas, para a missa programada para às 17h. A procissão contou com o apoio dos militares do 2º BIL, que levaram o andor até a capela.

A missa de louvor à Santa Isabel foi celebrada pelo Padre Lucas, da Paróquia São Camilo, com apoio da banda do Santuário de Santo Antônio do Valongo. Após a missa, a Lanchonete Santa Isabel fez a tradicional doação de pedaços de bolo aos fiéis.

Programação interna (somente funcionários)

O tradicional almoço comemorativo para os funcionários foi antecipado para o dia 1º de julho, e contou com a presença dos membros da Mesa Administrativa, presidentes dos Conselhos Geral e Deliberativo, e autoridades da região.

Participaram do almoço: o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn; o deputado estadual, Paulo Corrêa Junior, a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo; o ex prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; e a diretora Regional da DRS IV, Paula Covas.

Confira os registros de todos os momentos das festividades, e o vídeo em https://youtu.be/93MnTS_eNYY

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos