Santa Casa realiza campanha de prevenção da hipertensão arterial

Com atendimento gratuito, ação terá aferição de pressão arterial e Feira de Mudas no dia 26/4, das 10h às 16h, em frente ao hospital.

26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data, instituída pela Lei Nº 10.439/2022, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença. Cumprindo seu papel de responsabilidade com a saúde da população, a Santa Casa de Santos realiza no dia 26 de abril, das 10h às 16h, ação aberta ao público, com atendimento gratuito para aferição de pressão arterial, e orientações da equipe multiprofissional do hospital.

Para dar mais visibilidade à causa, haverá também a tradicional Feira de Mudas, onde serão comercializadas ervas medicinais e hortaliças com valores simbólicos.

A hipertensão arterial está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações da visão podem ser alguns dos sintomas relacionados com a hipertensão, entretanto, na maioria dos casos é uma doença silenciosa, por isso é importante verificar a pressão arterial regularmente.

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Em sua grande maioria não tem cura, mas pode ser controlada, e nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal e a prática regular de atividade física.

Para saber mais, participe da ação promovida pela Santa Casa de Santos. Basta comparecer no dia 26 de abril, das 10h às 16h, na estrutura exclusiva montada em frente ao hospital, avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, nº 50 - Jabaquara – Santos.

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br