Santa Casa realiza a primeira ressonância de coração da instituição

Recurso foi utilizado nesta quinta, dia 18/11, em paciente com suspeita de miocardite viral pós Covid-19.

A ressonância magnética do coração atualmente é o exame de imagem mais confiável para a avaliação das câmaras cardíacas, funcionamento das válvulas e do próprio coração. O recurso auxilia no diagnóstico de doenças do pericárdio, como as cardiomiopatias chagásica, hipertrófica, e amiloidose.

Ele consegue também identificar a viabilidade do músculo do coração, ou seja, se aquela parte do músculo está vivo ou morto, auxiliando muito a equipe médica na tomada de decisão, sobre qual é o melhor medicamento para o paciente, ou se existe a possibilidade de uma conduta cirúrgica.

A ressonância do coração é um exame não invasivo, e não necessita de um operador para detectar as imagens e fazer o laudo. As imagens são detectadas como elas são, em tempo real, eliminando erros de técnica ao fazer o exame.