Santa Casa inaugura novas instalações do maior Centro Cirúrgico da Baixada Santista

Referência em saúde na região, a Santa Casa de Santos finaliza mais uma etapa de modernização das suas instalações.

Na noite do dia 25 de setembro de 2020, aconteceu a entrega do principal Centro Cirúrgico da Santa Casa de Santos. O momento foi marcado com uma cerimônia de inauguração, onde estiveram presentes membros da Mesa Administrativa, gestores, médicos e autoridades da região.

O Bloco Cirúrgico da Santa Casa de Santos é o maior e mais completo da Baixada Santista, contando também com os Centros Obstétrico, Oftalmológico e Serviço de Hemodinâmica, totalizando 25 salas operatórias. Por mês, são realizadas mais de 2 mil cirurgias.

Ocupando um espaço de 2000m2, as novas instalações do Centro Cirúrgico oferecem recursos inéditos e otimizam a logística de assistência ao paciente em todos os momentos do ato cirúrgico.

A nova dinâmica da unidade conta com 17 salas operatórias, sala de recuperação com 21 leitos, local para anatomia e congelação de peças in loco, centrais exclusivas para esterilização, equipamentos e almoxarifado, torneiras com sensor, farmácia satélite e sala de espera com espaço kids. Para os profissionais, os vestiários foram readequados, facilitando o momento de paramentação e acesso ao centro, e foram construídos espaços de estar e alimentação.

Em termos de recursos e tecnologia, o Centro Cirúrgico é o mais bem aparelhado, contando com equipamentos de videocirurgias, microscópios de alta performance, monitores de função cerebral para anestesia, focos cirúrgicos em LED ajustáveis para procedimentos por vídeo, e agora mais uma inovação - monitores de LCD para visualização de exames de imagem em todas as salas operatórias.

A obra foi realizada com recursos próprios e recursos decorrentes de emendas parlamentares, por meio de convênios firmados com o hospital.

Investir no potencial cirúrgico da Santa Casa de Santos era uma das metas do provedor Ariovaldo Feliciano desde o início de sua gestão, quando prometeu entregar um hospital moderno para a Baixada Santista. Agora, diante de tantas melhorias, reformas e implantações, a modernidade tornou-se uma realidade e a instituição caminha para emplacar como hospital modelo para o país.

Durante a cerimônia de inauguração foram seguidos todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.