Santa Casa inaugura novas instalações do Banco de Sangue

Ampliação do espaço e adequação de serviços contemplam projeto que facilita atendimento de doadores de sangue e público externo.

No dia 5 de julho, às 18h, a Santa Casa de Santos entrega as novas instalações do Serviço de Banco de Sangue, em um espaço muito maior e acesso facilitado para atender os doadores de sangue e candidatos à doação.

No serviço também são realizadas transfusões de sangue e sangria terapêutica – método que retira sangue para tratar ou aliviar sintomas de doenças – para pacientes dos convênios credenciados, particulares e SUS.

O novo espaço está localizado atrás do Pronto Socorro de Convênios e Particulares, e o acesso ao serviço acontecerá pela área externa, sem precisar entrar no hospital para realizar a doação de sangue.

As novas instalações do Banco de Sangue ocupam um espaço com cerca de 540 metros quadrados, contendo os seguintes ambientes: Recepção e Sala de Espera com sanitários masculino e feminino adaptados; 3 Salas de Triagem; Sala de Aférese; Sala de Coleta com 10 poltronas; Sala de Recuperação; Sala de Supervisão; Almoxarifado; Sala de Transfusão; Sala de Utilidades; D.M.L.; Sala de Lanche do Doador; Sala de Procedimentos Especiais; Sala de Distribuição e Compatibilidade; Sala de Processamento; Sala dos Médicos; Sala de Liberação e Rotulagem; Sala de Lavagem; Abrigo de Resíduos Sólidos; Vestiário de Colaboradores masculino e feminino; e Copa de Colaboradores.

As obras do Banco de Sangue foram planejadas e realizadas com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual Paulo Corrêa Junior.

Após a inauguração, o Serviço de Banco de Sangue seguirá o atendimento no novo espaço a partir de 8/7, mantendo o horário habitual de funcionamento.

Horário de Funcionamento do Banco de Sangue:

De segunda a sexta, das 7h às 16h;

Sábados, das 7h às 11h.

As doações também podem ser agendadas pelo telefone 32020600 (ramal 1414).

Mais informações sobre doações de sangue no site https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue

Outros Serviços Assistenciais

Seguindo o mesmo modelo de acesso e atendimento pela área externa, outros serviços passaram por obras de modernização, com recursos próprios da Santa Casa de Santos, que são: Agendamento de Exames e Entrega de Resultados; Central de Curativos; Hormonioterapia; Protocolo Geral; e Telefonia.

Estes serviços completam o novo complexo assistencial e serão entregues junto com o Banco de Sangue.

Confira os horários de funcionamento:

Agendamento de Exames e Entrega de Resultados - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Central de Curativos - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Hormonioterapia - Terças e quintas, das 8h às 12h; e quartas, das 13h às 16h. Segundas, sextas e feriados, não há atendimento;

Protocolo Geral – De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefonia – 24 horas.