Santa Casa forma 3ª turma do PIP para PcD

Entrega dos Certificados de Conclusão para os participantes do Programa de Inclusão Profissional para PcD da instituição aconteceu nesta quarta, dia 25/10/23.

Nesta quarta, dia 25/10, a Santa Casa de Santos realizou a entrega dos certificados de conclusão de curso para os participantes do Programa de Inclusão Profissional para PcD. Esta é a 3ª turma formada pelo curso criado pela instituição, que tem a finalidade de preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

O PIP, como o projeto é chamado, possui conteúdo programático organizado pelo Departamento de Recursos Humanos, com aulas ministradas por profissionais de diversas áreas de atuação da Santa Casa de Santos, interpretadas simultaneamente em libras, graças ao apoio e parceria do CECAP – DA (Centro de Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região).

Para fechar a grade da programação, no último dia de aula os alunos fizeram uma visita monitorada, para conhecer um pouco sobre o funcionamento do hospital. Ao término da visita, a equipe do Arquivo Geral fez uma apresentação sobre a história da irmandade mostrando fotos e registros do acervo institucional.

A cerimônia de encerramento para a entrega de certificados aconteceu no salão da Abrescas, com as presenças do vice provedor da Santa Casa, Carlos Teixeira Filho, e do diretor de apoio, Octavio Tavolaro Filho.

A solenidade foi conduzida pelo analista de Recursos Humanos do hospital e coordenador do PIP, Luiz Onofre, que abriu o evento agradecendo o envolvimento da alta direção e lideranças.

O vice provedor Carlos Teixeira Filho parabenizou os participantes pela conclusão do curso e falou sobre a importância do estudo e aprendizado: “Quantos mais cursos vocês fizerem, mais especializados e preparados estarão para o mercado de trabalho. Nunca esmoreçam na vida, porque nosso Pai Maior pensa em todos nós de maneira igual”, finalizou o vice provedor.

O diretor de apoio Octavio Tavolaro Filho também parabenizou o grupo e fez uma menção especial aos colaboradores e lideranças que ministraram as aulas do projeto, destacando o envolvimento das áreas nesta causa pela inclusão.

Os certificados foram entregues aos participantes pelos profissionais que ministraram as aulas, como forma de reconhecimento pela dedicação e empenho no compartilhamento de conhecimento.

O coordenador do PIP e analista de RH, Luiz Onofre encerrou a cerimônia com um discurso emocionado, falando de sua experiência pessoal diante deste projeto: “Foram 2 meses que mudaram a minha vida. É impossível não sentir uma mistura de emoções neste momento. Felicidade por poder contribuir com a transformação de vocês, assim como de tristeza em saber que nossas tardes de prazerosas e enriquecedoras conversas findaram. Lembrem-se que vocês são capazes de alcançar grandes feitos porque são a prova viva da determinação e do trabalho árduo. Digo isso porque vi aqui pessoas que passaram por grandes perdas e tinham todos os motivos para desistir, mas não desistiram e foram até o fim”, destacou Luiz Onofre em um trecho de seu discurso.

Sobre o PIP

PIP é o Programa de Inclusão Profissional criado pela Santa Casa de Santos para capacitar pessoas com deficiência (PcD) para o mercado de trabalho. O projeto conta com a parceria do CECAP-DA (Centro de Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região), que atua como agente facilitador na comunicação com os participantes, disponibilizando intérprete de libras durante todo período.

Após o curso, os participantes são inseridos no banco de talentos do hospital e também tem a oportunidade de participarem de processo seletivo interno.

Vale destacar que o PIP não é uma garantia de contratação, mas sim um curso de capacitação para o mercado de trabalho de uma forma geral.

O curso deste ano (2023) foi composto por um plano de ensino focado em apresentar e explorar as principais rotinas do ambiente hospitalar, desenvolver habilidades comportamentais e técnicas exigidas em ambientes organizacionais.

O projeto PIP teve início em março de 2022, ano em que 38 participantes concluíram o curso e alguns conseguiram ingressar no mercado de trabalho logo em seguida, devido à experiência e conhecimento adquiridos no programa.

Na turma deste ano (2023), 23 pessoas foram habilitadas para participar do programa e 19 concluíram o curso. 2 pessoas não chegaram a concluir porque conseguiram ingressar no mercado de trabalho e agradeceram a oportunidade de fazer parte do PIP.

Confira os registros.