Mobiliário produzido pelo Setor de Marcenaria do hospital oferece apoio adequado para aulas de residentes e estudantes de Medicina.
No dia 5/12, a aula para os residentes da especialidade de Traumatologia e Ortopedia da Santa Casa de Santos contou com mais um recurso para implementar a Sala de Estudos Dr. Emílio Navajas – uma mesa de treinamento para workshop produzida pelo Setor de Marcenaria, feita especialmente para atender as necessidades das práticas dos estudantes da especialidade de Ortopedia e Traumatologia.
A ideia de produção do mobiliário partiu da presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano, esposa do provedor da instituição, inspirada por um projeto semelhante visto em um congresso, com validação do médico chefe do Serviço de Ortopedia, Dr. Fábio Peluzo.
A entrega oficial da mesa de treinamento para workshop aconteceu no dia 5/12, e os residentes já puderam colocar em prática alguns procedimentos com o apoio da empresa Leoni @leoniimplantes, especializada em órteses, próteses e materiais especiais (OPME).
Em agradecimento à atenção dedicada ao Serviço de Ortopedia e, em especial, aos estudantes da especialidade, Eliana Lopes Feliciano foi homenageada por toda equipe, que destacou seu papel de fundamental importância no desenvolvimento de muitas ações na instituição, sempre visando a evolução.
Sala de Estudos Dr. Emílio Navajas – Serviço de Ortopedia e Traumatologia
A especialidade de Ortopedia e Traumatologia possui um espaço totalmente dedicado aos estudos científicos do segmento - a Sala de Estudos Dr. Emílio Navajas.
No espaço, toda estrutura e mobiliário foram planejados pensando nos mínimos detalhes, propiciando o melhor desempenho das atividades propostas, que incluem a prática de procedimentos em protótipos e ossos sintéticos. O grande destaque da sala é a mesa de estudos com compartimento automatizado e revestimento em couro, para evitar o deslizamento das peças usadas na prática das técnicas.
O local também conta com televisor de led full hd, instrumentos cirúrgicos para simulações, e um painel ilustrando todos os médicos chefes que fizeram parte da história do serviço.
O nome da sala é uma homenagem ao médico conhecido pelo pioneirismo ortopédico em Santos, e fundador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Santos, criado em 1939.
O serviço da irmandade é referência nos estudos da especialidade, e dispõe de um rico acervo de livros, de grande valor histórico para a Ortopedia, que estão organizados e devidamente catalogados na Biblioteca da Santa Casa de Santos. No acervo estão obras raras, sendo o livro mais antigo datado de 1901.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/