Santa Casa e Medicina Unimes se unem em ação de incentivo às doações de sangue

Campanha Sangue Bom será realizada no dia 14/4, em frente ao hospital, com aferição de pressão arterial, teste de hemoglobina e orientações de profissionais de saúde.

No dia 14/4, das 10h às 15h, o Banco de Sangue da Santa Casa de Santos em parceria com a Medicina Unimes fará uma ação de incentivo à doação de sangue. Serão montadas tendas em frente ao hospital, onde a população poderá aferir a pressão arterial, realizar teste de hemoglobina e receber orientações sobre doações de sangue e requisitos necessários para ser um doador.

A ação faz parte da campanha Sangue Bom, que se trata de um projeto idealizado pela Medicina Unimes, que consiste em uma semana de atividades organizadas pela universidade, todas focadas em incentivar as doações de sangue dos estudantes de medicina e da população em geral.

Doe sangue, doe vida, doe amor! O que se compartilha, se multiplica.

Atualização de notícia (14/4/23 - 8h30) - Devido as condições climáticas e previsão de chuva, a campanha Sangue Bom foi CANCELADA.

Principais requisitos para ser um doador de sangue

• Estar em bom estado de saúde;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (Aguardar 2 horas após o almoço e 1 hora após o lanche (evitar alimentos gordurosos);
  • Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Menores (16 e 17 anos) podem doar com autorização do responsável legal.

Agendamento de Campanhas para doação de sangue

A Santa Casa de Santos realiza o atendimento a grupos de empresas, escolas, amigos ou comunidade, mas a doação desses candidatos conta com um protocolo diferenciado.

É muito importante que os organizadores dessas ações façam um contato prévio com a instituição através do seguinte e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de funcionamento

O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. As doações individuais também podem ser agendadas pelo telefone 32020600 (ramal 1414).  Não há atendimento aos domingos e feriados.

O estacionamento é gratuito pelo período de até 2 horas para os doadores de sangue.

Maiores informações:

Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, 50 – Jabaquara – Santos, telefone 32020600 (ramal 1218).

Todas as informações também estão disponíveis no site https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue

Uma doação ajuda até quatro pessoas

Com uma única doação, é possível ajudar até 4 pessoas, pois o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado - que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

O que muitos não sabem é que o sangue tem validade. O concentrado de hemácias dura em média de 35 a 42 dias, dependendo do anticoagulante utilizado na bolsa, já as plaquetas duram em média 5 dias, devendo ser mantida em agitação contínua, e em temperatura entre 20 e 24 graus positivos.

Campanhas e doadores fidelizados

Muitas vezes a vontade de ajudar faz com que ações sejam promovidas de forma independente, principalmente em redes sociais, com repercussão imediata, e resultando em demanda acima do recomendado pelos bancos de sangue. Quando isto acontece, é comum os serviços receberem mais de 300 doadores em apenas um dia. Como o sangue tem validade, todo o material recebido além do recomendado pode ficar com a validade vencida, e ser desprezado.

Portanto, para que isso não aconteça, é importante que os bancos de sangue possam contar com doadores frequentes durante todo o ano.

No mês de março, o Banco de Sangue da Santa Casa teve a média de 40 doadores por dia, quando o ideal seriam 80. Com a campanha Sangue Bom, a expectativa é alcançar a média ideal de doadores, mas o mais importante é lembrar que este número precisa ser atingido todos os dias.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos