Santa Casa de Santos vai realizar mais de mil cirurgias com a renovação do convênio com a Prefeitura de Praia Grande

Contrato também contempla quase 2 mil procedimentos em diversas especialidades, que ajudam a eliminar fila de espera em Praia Grande.

Para ajudar a Prefeitura Municipal de Praia Grande a eliminar a fila de espera de diversos procedimentos, a Santa Casa de Santos dará continuidade no contrato com a Administração Municipal da cidade, e atenderá as pessoas que aguardam avaliação e cirurgia.

Ao todo, são mais de 1.600 avaliações cirúrgicas nas especialidades de ginecologia, cirurgia geral, urologia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia torácica, que impactam na vida de muitas pessoas. A previsão é que todos os procedimentos sejam feitos até o fim do ano.

O anúncio sobre a renovação do contrato foi feito em reunião realizada hoje, dia 12/8, com o provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, e o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira. Também participaram do encontro, o subsecretário de Saúde, Marcelo Bechara, o presidente do Conselho Geral da Santa Casa, Orlando Viscardi, o vice provedor, Cacá Teixeira, o 2º secretário, João Domingos, o superintendente, Augusto Capodicasa, o diretor Clínico, Constantino Kader Conde, o diretor Técnico, Alex Macedo Gonçalves, e o diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho.

O secretário de Saúde, Cleber Nogueira, destacou a importância desta parceria, de poder contar com a Santa Casa de Santos para atender a demanda de Praia Grande, e lembrou o início deste contrato, quando foi possível equilibrar diversas filas de espera da cidade, mas que devido a pandemia, foram impactadas novamente. Agora, com a retomada destes atendimentos, a expectativa é solucionar a fila de espera até o fim deste ano. Segundo Cleber Nogueira, fazer parcerias neste momento é a melhor tendência, pois com este modelo de gestão, será possível resolver diversos problemas da saúde pública. “Quem não fizer parcerias, terá problemas”, concluiu o secretário de Saúde.

O provedor Ariovaldo Feliciano falou sobre a estrutura e o preparo das equipes multiprofissionais da Santa Casa de Santos para receber os munícipes de Praia Grande, e garantiu sobre a qualidade assistencial dos atendimentos. “A Santa Casa de Santos está organizada para ajudar o município de Praia Grande a eliminar a fila de espera”, enfatizou o provedor.

A comitiva visitou também todas as instalações dedicadas aos atendimentos, desde as salas para consultas, agendamento de cirurgias e centro cirúrgico.

A Santa Casa de Santos conta com o maior e mais completo complexo cirúrgico da região, equipe especializada, e todos os recursos necessários para prestar assistência de qualidade aos pacientes de Praia Grande, sem comprometer os atendimentos habituais do hospital. Para isso, a instituição preparou um esquema especial, com estrutura dedicada e exclusiva para a realização de mutirão.

O convênio firmado com a Prefeitura de Praia Grande teve início em agosto de 2019, e até o momento, cerca de 4 mil pessoas já foram atendidas, e mais de 1 mil cirurgias foram realizadas. Com a renovação deste convênio, que aconteceu hoje, dia 12/8, a previsão é que sejam feitas mais 1 mil cirurgias e 2 mil procedimentos, que incluem consultas e exames, até o fim do ano.