Santa Casa de Santos terá mais um acelerador linear

Anúncio sobre aquisição do segundo equipamento aconteceu no consistório do hospital, na sexta, dia 21/6.

Na última sexta, dia 21/6, a Santa Casa de Santos anunciou a compra do segundo acelerador linear que ampliará o atendimento do Serviço de Radioterapia e aumentará as opções de tratamento para diversos tipos de tumores cancerígenos.

O anúncio foi feito pelo provedor do hospital, Ariovaldo Feliciano, junto com o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, que indicou a verba parlamentar para a compra do segundo acelerador linear, e com o prefeito de Santos, Rogério Santos, que destinará recursos para a construção do novo bunker (sala que abrigará o equipamento).

Participaram da solenidade compondo a mesa de honra: o provedor do hospital, Ariovaldo Feliciano; o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa; o prefeito de Santos, Rogério Santos; o vice provedor e presidente da Câmara de Vereadores de Santos, Carlos Teixeira Filho; o secretário de Saúde de Santos, Denis Vallejo; o presidente do Conselho Geral, Orlando Viscardi; o presidente do Conselho Deliberativo, Écio Lescreck; o diretor técnico, Alex Macedo; e o diretor comercial, Fábio Isoldi.

O provedor Ariovaldo Feliciano, em seu discurso, lembrou sobre os desafios enfrentados antes da chegada do primeiro acelerador linear e a satisfação de agora poder anunciar sobre a ampliação do tratamento oncológico com a compra do segundo equipamento para o Serviço de Radioterapia.

O diretor técnico da Santa Casa, Dr. Alex Macedo, e o diretor comercial, Fábio Isoldi, fizeram uma apresentação mostrando os números de casos de câncer, que aumentam anualmente, e também explicaram sobre a tecnologia do novo acelerador linear, que conta com os recursos mais avançados da atualidade (IRGT 3D), podendo tratar diversos tipos de tumores.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou a importância da Santa Casa e lembrou o quanto o hospital foi parceiro da prefeitura durante a pandemia, conseguindo manter as portas abertas até nos momentos mais críticos do combate à Covid-19. “Nós de Santos fazemos sim a diferença trabalhando juntos. Orgulho de ser santista e orgulho de contribuir com a Santa Casa”, falou Rogério Santos.

O deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, falou sobre a satisfação de poder participar desse momento da Santa Casa em sua trajetória pública e relembrou o desafio da compra do primeiro acelerador linear. Paulo Alexandre também falou que criou uma emenda individual para destinar a verba para a compra do segundo acelerador linear da Santa Casa, uma parceria que vai ajudar muitas pessoas. “Como santista me sinto feliz de poder servir a Santa Casa”, destacou Paulo Alexandre e complementou - “A Santa Casa é um exemplo de gestão. Parabéns, ‘Ari’ (provedor Ariovaldo Feliciano), que esse trabalho possa se perpetuar! Muito obrigada pela oportunidade de servir a Santa Casa”, finalizou.

Sobre o segundo acelerador linear

O novo Acelerador Linear dispõe de recursos avançados com IRGT 3D e amplia o atendimento de pacientes oncológicos do Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Santos. O novo equipamento é um dos mais modernos existentes no mercado mundial e oferece tecnologia avançada no combate ao câncer, abrindo novas frentes para tratamento de tipos específicos de neoplasias.

Atualmente, o Serviço de Radioterapia realiza mais de 1200 sessões de tratamento mensais. Com a compra do segundo acelerador linear, que tem previsão de início de operação em meados de 2025, este número poderá dobrar.

A compra do segundo equipamento acontecerá por meio de verba parlamentar indicada pelo deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa e, para a sua instalação, serão realizadas as adequações necessárias no complexo da CASAMATA, incluindo a construção de um novo “bunker” (sala que abrigará o equipamento), cujas obras acontecerão por meio de recursos que serão destinados pela Prefeitura Municipal de Santos, conforme disposto pelo prefeito Rogério Santos.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos