Instituição recebeu o certificado do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo
A Santa Casa de Santos recebeu o certificado de participação no projeto estadual “Estado de São Paulo, Rumo à Redução da Infecção de Corrente Sanguínea nos Serviços de Diálise”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. O projeto teve início em 2023 e foi encerrado em 2025, envolvendo 34 serviços de diálise em todo o estado.
Dividido em duas fases, diagnóstico situacional e implementação de melhorias, o projeto teve como objetivo principal a adoção de boas práticas para a prevenção de infecções relacionadas ao uso de catéter venoso central em pacientes em terapia renal substitutiva.
Na Santa Casa de Santos, a ação foi coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e executada pelos enfermeiros do Serviço de Diálise. Entre os pontos de destaque da instituição durante o projeto, estão:
- Uso de sistema fechado (não reenvasado) para preparação alcoólica e sabão antisséptico na higiene das mãos;
- Utilização de luvas sem talco;
- Adesão de 100% à higienização correta das mãos;
- Conhecimento integral da equipe sobre os protocolos de higienização.
A conclusão do projeto foi marcada por um webinar promovido pela Divisão de Infecção Hospitalar, onde os resultados gerais foram apresentados. Como reconhecimento pelo comprometimento com as melhores práticas assistenciais, a Santa Casa de Santos recebeu um certificado de participação no projeto, reforçando seu compromisso com a segurança e qualidade na assistência prestada aos pacientes em terapia renal substitutiva.
Acompanhe as notícias do hospital nos canais oficiais:
Site: www.santacasasantos.org.br
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: https://www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: https://www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543