Santa Casa de Santos inaugura ala infantil para o SUS

Unidade oferece 40 leitos dedicados às especialidades pediátricas atendidas pelo Sistema Único de Saúde.

O atendimento infantil da Baixada Santista ganhará um equipamento importante nos próximos dias, com a entrega da nova unidade de internação da Pediatria do SUS da Santa Casa de Santos.

A inauguração das novas instalações dedicadas ao Sistema Único de Saúde acontece no dia 16/12, às 18h, com a presença de autoridades da região. Na mesma data, a Santa Casa de Santos também entregará uma nova sala para exames de Raio X, com um dos equipamentos mais avançados do segmento, ampliando a capacidade do serviço que atende pacientes do SUS, convênios e particulares.

Segundo o provedor da irmandade, Ariovaldo Feliciano, as novas instalações seguem o “Padrão Santa Casa” instituído pela atual gestão, e fazem parte do projeto de modernização do hospital, visando o melhor atendimento a todos os pacientes.

A nova ala infantil está localizada no 3º andar, ala D, e possui 40 leitos de internação contratualizados pelo SUS para atendimento às crianças de zero a 12 anos. Estes leitos estão distribuídos em 14 quartos climatizados e com banheiros, oferecendo maior conforto também aos familiares e acompanhantes.

A unidade também conta com uma brinquedoteca instalada no espaço do solarium, que é o grande destaque da obra, onde os pequenos pacientes podem se entreter durante o período de internação, com o acompanhamento da equipe de pedagogia hospitalar.

Para otimização do atendimento da equipe assistencial, a estrutura dispõe de sala adaptada para banho, sala de procedimentos, sala para medicação, vestiários masculinos e femininos, além de copa, rouparia, arsenal e posto de enfermagem.

Importante destacar que a antiga ala infantil do SUS funcionava no 1ºD da Santa Casa há mais de 20 anos, e apresentava diversas necessidades de intervenções estruturais. Esta questão foi objeto de especial atenção do provedor Ariovaldo Feliciano, fazendo com que as obras para transferência das instalações para a nova unidade no 3ºD fossem priorizadas, e assim oferecer atendimento adequado e humanizado às crianças e seus familiares.

Ampliação do Serviço de Raio X Central

O novo equipamento instalado no Serviço de Raio X Central, localizado no 2ºF, a exemplo dos aparelhos do Pronto Socorro Particular e Traumatologia SUS, conta com alta tecnologia para aquisição de imagens radiológicas. Seu receptor DR e software são capazes de captar e revelar imagens em até 2 segundos após o disparo do feixe de radiação ionizante, e sua mesa basculante permite a realização segura de todos os exames da radiologia convencional com alta qualidade.

A sala planejada para a instalação do equipamento foi reestruturada de acordo com os padrões de acessibilidade, com espaço adequado para atendimento de pacientes acamados, em macas ou cadeira de rodas, sem a necessidade de nenhuma adaptação.

A cabine de comando possui interruptores que possibilitam adequar a claridade durante os exames, condição muito importante para uma análise perfeita do ponto onde o paciente será irradiado, para posterior avaliação da imagem sem que a claridade atrapalhe o processo de análise.

Com essa aquisição atribuída à velocidade de revelação, o serviço de radiologia amplia a capacidade de atendimento em mais de 100%, além de agilizar a liberação do resultado, já que a revelação da imagem é imediata, sem necessidade do paciente aguardar análise para possível repetição.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/